Imprensa alemã destaca reaproximação entre governos do Brasil e da Alemanha

Lula resgatou a imagem do Brasil no mundo e teve encontro importante com Olaf Scholz

Lula e Olaf Scholz
Lula e Olaf Scholz (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Berlim está sendo amplamente destacada na imprensa alemã, marcando uma reaproximação significativa entre os governos do Brasil e da Alemanha. O encontro entre Lula e o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, liderou as primeiras consultas governamentais Brasil-Alemanha em mais de oito anos.

O jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) descreveu o início do ano como um período de alívio nas relações entre os dois países, culminando na recepção calorosa de Lula em Berlim, apesar das baixas temperaturas. O artigo enfatiza a vitória eleitoral de Lula como um sinal de alívio após os anos de isolamento internacional sob seu antecessor, Jair Bolsonaro.

continua após o anúncio

O periódico Berliner Zeitung destacou a atmosfera harmoniosa na coletiva de imprensa entre Scholz e Lula, com ambos os líderes enfatizando os interesses comuns e a importância das relações Brasil-Alemanha, especialmente no comprometimento com a sustentabilidade. No entanto, o artigo também aponta diferenças substanciais nas políticas externas e de segurança entre os dois governos.

Enquanto o site WELT.de ressalta que Lula está enfrentando críticas por suas ações internas no Brasil, como suas nomeações para o Supremo Tribunal Federal, a imprensa alemã escolheu Lula como um parceiro preferencial na nova situação geopolítica global.

continua após o anúncio

Por fim, a ZDF Heute observou que, apesar das diferenças históricas nas relações entre a União Europeia e o Mercosul, o Brasil, agora sob a liderança de Lula, se torna um parceiro cada vez mais importante para a Alemanha e a Europa em meio à busca por novos fornecedores e mercados diante dos desafios globais. Lula está utilizando sua influência para fortalecer os laços entre Brasil e Alemanha, o que tem implicações significativas para o cenário político e econômico internacional.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247