Inteligência da Venezuela conduz busca em residência de diplomatas espanhóis após fuga de opositor

Até o momento não se sabe onde se encontra López, como saiu da residência do embaixador nem se conhece a rota que seguiu em seu deslocamento.

Juan Guaidó e Leopoldo López
Juan Guaidó e Leopoldo López (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional da Venezuela (SEBIN) iniciou na noite deste sábado (24) uma busca em um edifício habitacional onde reside o pessoal diplomático e de segurança espanhol.

De acordo com várias testemunhas citadas pela agência EFE, aparentemente a operação visava deter o opositor venezuelano Leopoldo López.

O opositor saiu nas últimas horas da residência do embaixador espanhol em Caracas, onde permanecia desde 30 de abril de 2019, embora não se saiba o seu destino final.

No entanto, o pai do opositor venezuelano disse à agência EFE que ele já saiu do país e estava a caminho da Espanha.

Até o momento não se sabe onde se encontra López, como saiu da residência do embaixador nem se conhece a rota que seguiu em seu deslocamento.

Horas depois de sua saída, os membros do SEBIN detiveram um agente de segurança privada da Embaixada da Espanha em Caracas e uma funcionária do político em fuga.

O agente de segurança, identificado como José Jerjes Neira, há muitos anos que trabalha na embaixada da Espanha, segundo afirmam fontes diplomáticas à agência.

López foi um dos mentores do líder opositor Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente do país em janeiro de 2019 e começou uma campanha para tentar derrubar Maduro.

Em abril daquele mesmo ano, Leopoldo López foi visto nas ruas ao lado de Guaidó, durante a insurreição militar que acabou sendo frustrada pelo governo venezuelano. Logo depois, o ex-prefeito de Chacao buscou abrigo na residência diplomática do Chile e, em seguida, na casa do embaixador espanhol.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247