Intercâmbio entre parlamentos fortalece cooperação China-Irã

O chefe do Poder Legislativo da China, Li Zhanshu, conversou na terça-feira (19), em Pequim, com o presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani, que está de visita na China, e pediu que se fortaleça a cooperação para impulsionar as relações bilaterais

Intercâmbio entre parlamentos fortalece cooperação China-Irã
Intercâmbio entre parlamentos fortalece cooperação China-Irã

247, com Xinhua - O chefe do Poder Legislativo da China, Li Zhanshu, conversou na terça-feira (19), em Pequim, com o presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani, que está de visita na China, e pediu que se fortaleça a cooperação para impulsionar as relações bilaterais.

Li, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), pediu que as duas partes que adotem uma perspectiva estratégica e de longo prazo nas relações bilaterais, aprofundem constantemente a confiança política mútua, fortaleçam a comunicação e coordenação e proporcionem apoio mútuo em assuntos referentes aos interesses fundamentais do outro.

Também pediu uma maior cooperação em segurança contra o terrorismo e uma maior cooperação mutuamente benéfica dentro do marco da Iniciativa do Cinturão e Rota.

Apesar das profundas mudanças na situação internacional e das crescentes instabilidades e incertezas, a posição da China para defender o acordo nuclear do Irã não mudou, nem seu compromisso para desenvolver as relações China-Irã, afirmou Li.

Durante a visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Irã em 2016, os dois países estabeleceram uma parceria estratégica abrangente, abrindo um novo capítulo nas relações bilaterais, disse Li.

Ao elogiar o progresso da cooperação abrangente nos anos recentes, Li disse que os intercâmbios entre as instituições legislativas dos dois países são um importante componente na parceria estratégica abrangente.

"A Assembleia Popular Nacional quer efetuar intercâmbios amistosos com o parlamento iraniano em diferentes níveis e de diferentes formas, fortalecer a comunicação sobre experiências em legislação, supervisão e governança de Estado, para proporcionar uma sólida garantia jurídica para a cooperação de benefício mútuo entre os dois países."

Por seu turno, Larijani disse que as antigas rotas comerciais da Rota da Seda são testemunhas da longa história de intercâmbios entre os dois países, e que a Iniciativa do Cinturão e Rota proposta pelo presidente Xi Jinping dá novos significados à Rota da Seda.

O Irã valoriza altamente e participa ativamente na Iniciativa do Cinturão e Rota, disse. O parlamento iraniano gostaria de ter mais intercâmbios com a APN e apoiar a cooperação de benefício mútuo em diversos campos.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247