Irã apresenta propostas para se livrar da hegemonia do dólar

O presidente do Irã, Hasan Rohani, propôs nesta quinta-feira se libertar do domínio do dólar e do sistema financeiro dos EUA

(Foto: HispanTV)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O presidente iraniano Hasan Rohani propôs durante reunião nesta quinta-feira (19), de uma cúpula islâmica internacional em Kuala Lumpur, Malásia, que o país se livre do dólar e do sistema de dominação financeira dos Estados Unidos.  

"A dolarização das economias levou Washington a impor ações ilegais e hegemonia contra outros países por meio de coerção e terrorismo econômico", disse Rouhani.   

Em seu discurso, o chefe de Estado iraniano sugeriu a criação de mecanismos para fortalecer as operações bancárias e financeiras entre países muçulmanos, bem como o uso de moedas nacionais, entre outras questões, informa a Prensa Latina.  

Ele propôs também um fundo comum para financiar a cooperação tecnológica e um centro de pesquisa conjunto sobre questões de inteligência artificial e segurança cibernética. Da mesma forma, a implementação de um mercado comum no campo da economia digital e criptomoedas.  

Na opinião de Rouhani, a hostilidade americana contra os países de maioria muçulmana deve-se à preocupação que esse imperialismo tem com a formação de um poder islâmico.  

O presidente iraniano comentou também outros desafios para o mundo muçulmano, como segurança, desenvolvimento e cultura, todos ameaçados por conspirações dos Estados Unidos e Israel.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247