HOME > Mundo

Irã e China reforçam cooperação multilateral

Mahmud Vaezi, chefe do gabinete do presidente iraniano, defendeu em coletiva de imprensa as relações estratégicas entre o país persa e o gigante asiático

Os chanceleres do Irã, Mohamed Zarif, e da China, Yang Yi (Foto: HispanTV)

247 - "Infelizmente, uma propaganda destrutiva foi iniciada e dirigida desde o exterior contra a expansão das relações do Irã com a China", disse Mahmud Vaezi, chefe de gabinete do presidente iraniano.

Vaezi disse que Irã pretende reforçar ainda mais seus futuros laços estratégicos com a China e refutou as críticas à cooperação entre os dois países.

O Irã e a China têm um acordo pelo qual o gigante asiático investe cerca de US $ 400 bilhões nos setores de energia e infraestrutura do país persa por um período de 25 anos. Em troca, Teerã garantiria um suprimento estável de produtos energéticos essenciais para o lado chinês. O acordo também incluiu alguns termos específicos relacionados à expansão da segurança e cooperação militar entre os dois países.

Teerã e Pequim mantém a cooperação nos campos econômico, comercial e energético, dentro da estrutura da diretiva internacional e de acordo com os interesses mútuos, informa HispanTV

O governo chinês ratificou repetidamente seu apoio à República Islâmica através dos Estados Unidos e afirmou que continuará realizando comércio com o Irã, apesar das pressões dos Estados Unidos.