Irã e China reforçam cooperação multilateral
Mahmud Vaezi, chefe do gabinete do presidente iraniano, defendeu em coletiva de imprensa as relações estratégicas entre o país persa e o gigante asiático



247 - "Infelizmente, uma propaganda destrutiva foi iniciada e dirigida desde o exterior contra a expansão das relações do Irã com a China", disse Mahmud Vaezi, chefe de gabinete do presidente iraniano.
Vaezi disse que Irã pretende reforçar ainda mais seus futuros laços estratégicos com a China e refutou as críticas à cooperação entre os dois países.
O Irã e a China têm um acordo pelo qual o gigante asiático investe cerca de US $ 400 bilhões nos setores de energia e infraestrutura do país persa por um período de 25 anos. Em troca, Teerã garantiria um suprimento estável de produtos energéticos essenciais para o lado chinês. O acordo também incluiu alguns termos específicos relacionados à expansão da segurança e cooperação militar entre os dois países.
Teerã e Pequim mantém a cooperação nos campos econômico, comercial e energético, dentro da estrutura da diretiva internacional e de acordo com os interesses mútuos, informa HispanTV.
O governo chinês ratificou repetidamente seu apoio à República Islâmica através dos Estados Unidos e afirmou que continuará realizando comércio com o Irã, apesar das pressões dos Estados Unidos.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247