CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Irã fecha acordo nuclear com seis potências

Negociações foram intermediadas pelos chanceleres Sergei Lavrov, da Rússia, e John Kerry, dos Estados Unidos; Israel, no entanto, protesta; "O que foi acertado em Genebra não é um acordo histórico, é um erro histórico", afirmou Netanyahu. "Hoje o mundo se tornou um lugar mais perigoso porque o regime mais perigoso do mundo deu um passo significativo na direção de desenvolver a arma mais perigosa do mundo", emendou

U.S. Mission / Eric Bridiers (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

GENEBRA, 24 Nov (Reuters) - O Irã e seis potências mundiais chegaram a um acordo na manhã deste domingo para frear o programa nuclear de Teerã em troca de um alívio nas sanções sofridas pelo país, no que poderia ser o primeiro sinal de uma reaproximação com o Ocidente.

Com o objetivo de acabar com um perigoso impasse, o acordo entre o Irã e Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, China e Rússia foi fechado depois de mais de quatro dias de negociações duras na cidade suíça de Genebra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Interromper os esforços nucleares do Irã foi projetado como um pacote de medidas de construção de confiança para minimizar décadas de tensões e confrontos. Além disso, tem como objetivo acabar com o espectro de uma guerra no Oriente Médio por conta das as aspirações nucleares de Teerã.

Mas Israel denunciou-o o acordo com o "um mau negócio", e disse que não iria ficar preso a ele. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu classificou o acordo como um erro histórico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O que foi acertado em Genebra não é um acordo histórico, é um erro histórico", afirmou Netanyahu. "Hoje o mundo se tornou um lugar mais perigoso porque o regime mais perigoso do mundo deu um passo significativo na direção de desenvolver a arma mais perigosa do mundo", emendou.

A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, que coordenou as negociações com o Irã em nome das grandes potências, disse que o acordo abriu espaço para se alcançar uma solução abrangente para o tema.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Este é apenas o primeiro passo", afirmou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em entrevista coletiva . "Precisamos começar a se mover para restaurar a confiança."

(Reportagem de Parisa Hafezi e Justyna Pawlak)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia ainda reportagem da Reuters sobre o impacto da decisão:

Irã poderá ter acesso a bilhões de dólares diante de acordo nuclear--EUA

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

GENEBRA, 24 Nov (Reuters) - O acordo nuclear entre o Irã e seis potências mundiais no domingo permitirá ao país ter acesso a bilhões de dólares de receitas de vendas limitadas de petróleo e petroquímicos, além do comércio de ouro e de outros metais preciosos, informaram os Estados Unidos.

De acordo com um documento da Casa Branca sobre o acordo provisório, o Irã receberia terá alívio em algumas sanções em troca da suspensão de alguns aspectos de seu programa nuclear, incluindo o seguinte:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

- Acesso potencial a 1,5 bilhões de dólares em receitas de comércio de ouro e metais preciosos e a suspensão de algumas sanções ao setor automotivo do Irã e a exportações petroquímicas do Irã;

- Permitir compras de petróleo iraniano permaneça em níveis significativamente reduzidos. "4,2 bilhões dólares destas vendas serão autorizados a ser transferidos em parcelas se, e caso, o Irã cumpra com seus compromissos ", informou a Casa Branca.

(Reportagem de Louis Charbonneau )

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO