HOME > Mundo

Irã não se dispõe a abrir mão das pesquisas nucleares

Secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili disse que tratam-se de "direitos inalienáveis" dos iranianos; sobre a pressão internacional e as sanções impostas ao país, ele afirma que "essa abordagem não conseguiu resultados"

Irã não se dispõe a abrir mão das pesquisas nucleares (Foto: DIVULGAÇÃO)

Agência Brasil - Às vésperas de a comunidade internacional retomar o diálogo com o Irã sobre o programa nuclear desenvolvido no país, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, Saeed Jalili, disse nesta quinta-feira 17 que não há disposição de abrir mãos das pesquisas na área. Segundo ele, são "direitos inalienáveis" dos iranianos.

Jalili acrescentou que há disposição do Irã de negociar sobre a cooperação, indicando que o governo quer o fim das sanções impostas ao país – que limitam as negociações econômicas, comerciais e militares. "No momento, percebe-se que é preciso acabar com a pressão e que essa abordagem não conseguiu resultados", disse.

Principal negociador nuclear do Irã, Jalili disse que a pressão sobre o país não conseguiu impedir o progresso nuclear e acabou incentivando as pesquisas na área.

No próximo dia 23, as autoridades do Irã se reúnem com o grupo P5+1 (formado pelos Estados Unidos, a China, o Reino Unido, a França, Rússia e Alemanha), em Bagdá, no Iraque.