HOME > Mundo

Israel anuncia início da operação 'Espadas de Ferro' na Faixa de Gaza

Governo israelense diz que está realizando operação "antiterrorista"

Israel anuncia início da operação 'Espadas de Ferro' na Faixa de Gaza (Foto: The Myslam News)

Sputnik - As Forças de Defesa de Israel (FDI) declararam neste sábado (7) o "estado de alerta" depois de militantes da Faixa de Gaza se infiltrarem nas áreas fronteiriças em meio a ataques de foguetes do enclave.

Posteriormente, o Exército israelense anunciou o início da operação Espadas de Ferro na Faixa de Gaza, caracterizada como "antiterrorista"

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas com gravidade variável como resultado de disparos de mísseis contra o território israelense, informa o jornal Times of Israel.

Os civis nas regiões do sul e centro do país devem permanecer perto de abrigos, e aqueles que estão nas áreas próximas à Faixa de Gaza devem permanecer dentro de abrigos. O comunicado acrescenta que combatentes se infiltraram em Israel a partir da Faixa de Gaza.

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, anunciou a convocação em larga escala de reservistas em meio à ameaça à segurança nacional. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se dirigiu à sede do Ministério da Defesa para realizar uma reunião de emergência com o comando militar.

Alerta aéreo e ataques de foguetes

Sirenes de alerta de ataque aéreo foram acionados em Tel Aviv, o sinal podia ser ouvido na parte norte da cidade, informou um correspondente da Sputnik. Sirenes também foram ouvidas na parte central do país, disse o Exército israelense. Meios da defesa antiaérea estão funcionando na cidade.

Anteriormente, foram disparados dezenas de foguetes da Faixa de Gaza contra Israel. Médicos confirmaram a morte de uma mulher idosa no sul de Israel na sequência do ataque de foguetes.