HOME > Mundo

Japão lança missão lunar SLIM ao espaço

A missão de 100 milhões de dólares deve iniciar o pouso em fevereiro

Foguete H-IIA carregando o pousador lunar da agência espacial nacional é lançado no Centro Espacial de Tanegashima, na ilha sudoeste de Tanegashima, Japão, nesta foto tirada pela Kyodo em 7 de setembro de 2023. (Foto: Reuters)

(Reuters) - O Japão lançou sua espaçonave de exploração lunar na quinta-feira a bordo de um foguete H-IIA desenvolvido no país, com esperanças de se tornar o quinto país do mundo a pousar na lua no início do próximo ano.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) disse que o foguete decolou do Centro Espacial de Tanegashima, no sul do Japão, conforme planejado e liberou com sucesso o Smart Lander for Investigating Moon (SLIM). O tempo desfavorável levou a três adiamentos em uma semana no mês passado.

Apelidado de "atirador lunar", o Japão pretende pousar o SLIM a menos de 100 metros de seu local-alvo na superfície lunar. A missão de 100 milhões de dólares deve iniciar o pouso em fevereiro, após uma trajetória de aproximação longa e eficiente em termos de combustível.

"O grande objetivo do SLIM é provar o pouso de alta precisão... para alcançar 'pousar onde queremos' na superfície lunar, em vez de 'pousar onde podemos'", disse o presidente da JAXA, Hiroshi Yamakawa, em uma coletiva de imprensa.

O lançamento ocorre duas semanas após a Índia se tornar a quarta nação a pousar com sucesso uma espaçonave na lua com sua missão Chandrayaan-3 para o polo lunar sul inexplorado. Ao mesmo tempo, o pousador Luna-25 da Rússia caiu durante a aproximação à lua.

Duas tentativas anteriores de pouso lunar pelo Japão falharam no último ano. A JAXA perdeu contato com o pousador OMOTENASHI e cancelou uma tentativa de pouso em novembro. O pousador Hakuto-R Mission 1, feito pela startup japonesa ispace (9348.T), caiu em abril ao tentar descer à superfície lunar.

O SLIM está programado para pousar no lado próximo da lua, perto de Mare Nectaris, um "mar" lunar que, visto da Terra, aparece como uma mancha escura. O objetivo principal é testar tecnologia avançada de óptica e processamento de imagem.

Após o pouso, a espaçonave pretende analisar a composição de rochas de olivina perto dos locais, em busca de pistas sobre a origem da lua. Nenhum rover lunar está carregado no SLIM.

O foguete H-IIA de quinta-feira também transportou o satélite da Missão de Imagem e Espectroscopia de Raios-X (XRISM), um projeto conjunto da JAXA, NASA e Agência Espacial Europeia. O satélite tem como objetivo observar ventos de plasma que fluem pelo universo, que os cientistas consideram fundamentais para ajudar a entender a evolução de estrelas e galáxias.

A Mitsubishi Heavy Industries (7011.T) fabricou o foguete e operou o lançamento, que marcou o 47º foguete H-IIA que o Japão lançou desde 2001, elevando a taxa de sucesso do veículo para perto de 98%.

A JAXA havia suspendido o lançamento do H-IIA carregando o SLIM por vários meses enquanto investigava a falha de seu novo foguete de médio porte H3 durante sua estreia em março.

As missões espaciais do Japão enfrentaram outros contratempos recentes, com a falha de lançamento do pequeno foguete Epsilon em outubro de 2022, seguido por uma explosão de motor durante um teste em julho.

O país planeja enviar um astronauta à superfície da lua na segunda metade da década de 2020 como parte do programa Artemis da NASA.