HOME > Mundo

Jean-François Piège, o melhor chef francês

Gnio superdotado dos fornos votado por seis mil cozinheiros como o mais habilidoso da culinria francesa em 2011

Jean-François Piège, o melhor chef francês (Foto: DIVULGAÇÃO)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris - A gastronomia francesa é considerada uma referência mundial. E quando um grupo de seis mil chefs franceses vota em uma mesma pessoa para o título de melhor do ano – sem nenhuma lista de classificação pré-determinada – é um sinal de que a cozinha à la française tem um dono por excelência. Jean-François Piège recebeu recentemente o troféu da premiação organizada pela revista Le Chef, se tornando o sucessor de Gille Goujon. "É muito importante ser reconhecido pelas pessoas que fazem o mesmo trabalho que você. A satisfação é imensa", disse Piège.

Jean-François Piège sempre foi considerado um gênio superdotado dos fornos. Ele ingressou na elite das cozinhas francesas como chefe do Plaza Athénée, sob a direção de Alain Ducasse, mas só conquistou sua segunda estrela do Guia Michelin a frente do Crillon.

Em 2009, ele surpreendeu o mundo da gastronomia ao deixar o universo dos palácios para reabrir, ao lado do sócio Thierry Costes, o nonagenário hotel Thoumieux. Localizado no número 79 da rua Saint-Dominique, o estabelecimento é um dos mais velhos bares parisienses. O espírito Art Déco do salão se manteve intacto, coberto de veludo vermelho, com grandes espelhos e baixa iluminação. No menu, ele oferece uma bem-sucedida lista de receitas de avó reinventadas, como lula à carbonara, pizza suflê de atum e os famosos churros, apresentados em uma decoração neo-barroca.

E mais recentemente, o restaurante "Le Jean-François Piège" abriu suas portas no primeiro andar do hotel, a poucos passos da Torre Eiffel e dos Invalides. É no fundo do bar, por uma escada estreita, que se tem acesso a uma sala refinada e íntima, desenhada pela designer India Mahdavi. Em um ambiente bem privê, em estilo retrô, apenas 20 pessoas sob reserva tem acesso à « Regra do Jogo » elaborada por Piège. O menu propõe aos seus clientes uma lista de ingredientes que muda de acordo com a estação. Entre eles: caviar de Osetra, lagosta e saint-jacques (vieiras). O valor do menu, que inclui entrada, queijos e sobremesa, com um ingrediente é de 70 euros, com dois, de 90 euros e com três de 115 euros. Dois meses depois de sua abertura, o restaurante conquistou duas estrelas no Guia Michelin.

Mas Jean-François Piège não pretende parar por aqui. Em breve, ele abrirá sua primeira doceria, ao lado do hotel Thoumieux. "Nós precisamos estar atualizados das tendências e dos jovens chefes, com suas novas filosofias. Isso nos permite evoluir, compreender que o mundo muda e o que nos fez ganhar hoje talvez não nos fará ganhar no futuro", disse Piège.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...