Justiça dos EUA condena "xamã da QAnon" a mais de 3 anos de prisão por ataque ao Capitólio

"Achei que ia pegar 20 anos de confinamento solitário", disse o ativista de extrema-direita

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 na comunidade 247 no WhatsApp e siga o canal do Brasil 247 no WhatsApp.

WASHINGTON (Reuters) - Um juiz federal condenou nesta quarta-feira o invasor do Capitólio dos EUA conhecido como "xamã da QAnon" a 41 meses de prisão pela participação no ataque ao prédio do Congresso norte-americano em 6 de janeiro realizado por apoiadores do então presidente Donald Trump. 

Os promotores pediram ao juiz distrital Royce Lamberth que impusesse uma sentença mais longa, de 51 meses, a Jacob Chansley, que se confessou culpado em setembro de obstruir um processo oficial quando ele e milhares de outras pessoas invadiram o prédio para tentar impedir o Congresso de certificar a vitória eleitoral do presidente Joe Biden. 

A sentença corresponde à que Lamberth impôs a um ex-lutador de artes marciais mistas filmado esmurrando um policial durante o ataque, que foi condenado na semana passada a 41 meses de prisão. As duas são as sentenças mais rígidas proferidas entre os cerca de 675 processos pelo motim. 

continua após o anúncio

Lamberth disse acreditar que Chansley, de 34 anos, fez muito para convencer o tribunal de que está "no caminho certo". 

Detido desde janeiro, Chansley apareceu no tribunal com um macacão verde-escuro da prisão, com barba e cabeça raspada. Ele ficou conhecido no ataque por usar um chapéu com chifres.] 

continua após o anúncio

"A parte mais difícil disso é que eu sei que sou culpado", disse Chansley em uma longa declaração antes de ser sentenciado, descrevendo uma infância difícil e dizendo que assumia a responsabilidade por seu comportamento. 

"Achei que ia pegar 20 anos de confinamento solitário", disse ele, acrescentando: "Este trauma fez algo comigo... tenho os cabelos brancos para provar isso... no peito... nos braços... Eu não deveria ter cabelos brancos." 

continua após o anúncio

A QAnon é uma organização que compartilha teorias da conspiração. O grupo teve participação direta na invasão do Capitólio, na qual quatro pessoas morreram. 

Um policial do Capitólio atacado pelos invasores e quatro policiais que defenderam o Capitólio depois tiraram suas próprias vidas.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247