CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Kadafi diz que está num esconderijo perfeito

Em tom sarcstico, eleafirma que a OTAN no conseguir encontr-lo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Falando com sarcasmo sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o líder líbio Muamar Kadafi afirmou hoje que sobreviveu aos recentes ataques da aliança e está "num lugar onde vocês não podem me achar". Mas seu governo acusou a Otan de ter matado 11 clérigos muçulmanos durante um ataque a uma disputada cidade produtora de petróleo no leste do país.

Kadafi havia aparecido na televisão, mas sua voz não tinha sido ouvida desde o ataque da Otan a seu complexo em Trípoli duas semanas atrás, que matou um de seus filhos e três netos. Numa breve gravação de áudio transmitida pela TV, Kadafi disse que queria se dirigir aos líbios preocupados com o ataque da quinta-feira contra seu complexo em Trípoli. "Eu digo aos cruzados covardes, eu vivo num lugar onde vocês não podem me encontrar".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Otan desdenhou da declaração. "Ele não é nosso alvo, nossos alvos são apenas militares", disse a porta-voz da aliança militar, Carmen Romero, em Bruxelas. Pouco antes das declarações de Kadafi, o porta-voz de seu governo, Moussa Ibrahim, afirmou que a Otan havia atacado a cidade de Brega enquanto dezenas de imãs e funcionários de toda a Líbia se reuniam para rezar pela paz.

Ibrahim disse que 11 imãs foram mortos enquanto dormiam numa pousada e 50 pessoas ficaram feridas, dentre elas cinco em estado grave. A Otan respondeu afirmando que havia atacado um centro de comando e controle militar . "Somos muito cuidadosos na seleção de nossos alvos e aquele foi muito claramente identificado como um centro de comando", disse um funcionário da Otan no centro operacional da aliança em Nápoles (Itália).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Otan tem intensificado seus ataques aéreos em várias áreas de Líbia contra as tropas de Kadafi, numa tentativa de enfraquecer sua campanha contra o levante rebelde. Um dos ataques mais recentes atingiu um importante complexo de Kadafi em Trípoli e mais ataques foram realizados hoje.

Estados Unidos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo norte-americano disse não ter informações que confirmem os relatos de que Kadafi estaria ferido, afirmou o Departamento de Estado hoje. "Há informações divulgadas por meios de comunicação dizendo que ele estaria ferido... não temos nada que confirme esses relatos", disse o porta-voz Mark Toner.

Mas a Casa Branca afirmou que os Estados Unidos e a Otan manterão suas operações militares na Líbia enquanto Kadafi continuar a atacar sua própria população. O presidente Barack Obama reuniu-se hoje com o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen. Em comunicado, a Casa Branca disse que Obama e Rasmussen concordaram que a missão liderada pela Otan na Líbia salvou milhares de vidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Representantes do Conselho Nacional de Transição, grupo opositor a Kadafi, estão em Washington para uma reunião com altos integrantes do governo na Casa Branca. Mas Obama não deve se encontrar com os líderes opositores. Os Estados Unidos têm aumentado seu apoio financeiro à oposição, mas não reconhece o conselho como o governo legítimo da Líbia

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO