HOME > Mundo

Kadafi tem prisão decretada

Tribunal Penal Internacional afirma que ditador lbio e seu filho ordenaram pessoalmente os ataques a civis desarmados

247 - Os juízes do Tribunal Penal Internacional decidiram hoje emitir um mandato de prisão para Muammar Kadafi por crimes contra a humanidade. O pedido foi feito pelo procurador Luis Moreno Ocampo. Além dele, outras duas pessoas tiveram a prisão decretada : Seif al-Islam Kadhafi et Abdallah al-Senoussi.

Luis Moreno Ocampo, que comanda a investigação na Líbia desde o dia 3 de março, afirmou que o coronel Kadafi ordenou pessoalmente os ataques contra os civis libianos não armados. Ele, seu filho e Abdallah al-Senoussi fizeram reuniões para planejar e dirigir operações, segundo o promotor. A revolta na Líbia, que teve início no mês de fevereiro, fez milhares de mortos e obrigou 750 mil pessoas a fugir, segundo a ONU.

Organizações não governamentais afirmam, no entanto, que as atrocidades também foram cometidas pelos homens da Otan, em intervenção no País. Não há prazo para as tropas internacionais deixarem a Líbia e o ditador Kadafi informou que não pretende abrir mão do poder. Ele comanda o país há quase 42 anos.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...