HOME > Mundo

KGB de Belarus diz que grupos terroristas estão sendo treinados em Ucrânia, Polônia e Lituânia

A declaração foi dada pelo tenente-general Ivan Tertel, presidente da KGB belarussa, durante entrevista ao canal Belarus‑1

Guardas ucranianos na fronteira com Belarus na região de Volyn 16/11/2021 REUTERS/Gleb Garanich (Foto: GLEB GARANICH/REUTERS)

Sputnik - A Agência de Segurança do Estado da República de Belarus (KGB RB, na sigla em russo) informou nesta terça-feira (11) que serviços especiais estrangeiros ajudam a treinar organizadores de ataques terroristas a Belarus nos territórios de Ucrânia, Polônia e Lituânia.

A declaração foi dada pelo tenente-general Ivan Tertel, presidente da KGB belarussa, durante entrevista ao canal Belarus‑1.

Segundo o militar, está sendo preparada "uma série de ataques terroristas em nosso território, levando em consideração o fato de estarmos criando um agrupamento conjunto de tropas com a Federação da Rússia".

O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, afirmou na segunda-feira (10) ter concordado com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, em implantar um agrupamento regional conjunto de tropas, e a formação desse grupo já começou e está em andamento durante dois dias.

"[Pretendem cometer] atos de terrorismo na ferrovia, atos de terrorismo ao longo do caminho de movimento de formações militares nossas e de nossos aliados. [...] Sabemos quem está por trás disso. Sabemos que os serviços de inteligência estrangeiros estão ajudando os organizadores nos territórios da Polônia, Lituânia e Ucrânia", disse Tertel.

"Grupos terroristas estão sendo formados, apoiados diretamente pelos serviços especiais desses Estados. Mas entendemos e sabemos com certeza que a CIA e outras agências de inteligência mais poderosas estão por trás das agências de inteligência dos países satélites e dirigem essa situação, as financiam", acrescentou.