Mundo

Kremlin não confirma presença de Putin no Brasil para o G20

Governo russo afirmou que decisão sobre participação do presidente na cúpula ainda não foi tomada, mas acompanha atentamente posicionamentos brasileiros

Imagem Thumbnail
Vladimir Putin

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Kremlin ainda não dá como certa a presença do presidente russo, Vladimir Putin, na próxima cúpula do G20 no Brasil, mas mantém-se atento às decisões tomadas pelo governo brasileiro sobre o assunto. A declaração foi feita pelo porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, em comunicado divulgado nesta quarta-feira (3).

Essa posição oficial surge em meio a especulações sobre uma possível visita de Putin ao Brasil, após o jornal Folha de S.Paulo revelar que o governo Lula submeteu um documento à Comissão de Direito Internacional da ONU no ano passado. Esse documento poderia abrir caminho para a visita de Putin, mesmo diante de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal de Haia, destaca o Metrópoles.

O parecer, embora não mencione diretamente o presidente russo, defende a imunidade de chefes de Estado e outras autoridades durante eventos internacionais, o que poderia facilitar a vinda de Putin ao Brasil. Desde março de 2023, ele é alvo de um mandado internacional de prisão por acusações relacionadas à deportação e transferência ilegal de crianças em áreas ocupadas na Ucrânia por forças russas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO