Lavrov e Pompeo se reunirão dia 14 de maio na Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reunirão em 14 de maio no balneário russo de Sochi, no Mar Negro, informou nesta terça-feira (7) a Chancelaria russa

Lavrov e Pompeo se reunirão dia 14 de maio na Rússia
Lavrov e Pompeo se reunirão dia 14 de maio na Rússia (Foto: Reuters)

EFE - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reunirão em 14 de maio no balneário russo de Sochi, no Mar Negro, informou nesta terça-feira (7) a Chancelaria russa.

"As conversas de Lavrov e Pompeo estão programadas para 14 de maio em Sochi", disse uma fonte das Relações Exteriores à agência russa "RIA Novosti".

O diplomata informou que o acordo sobre essa reunião foi alcançado um dia antes, durante o encontro que Lavrov e Pompeo mantiveram na Finlândia.

Os chefes da diplomacia da Rússia e dos EUA mantiveram na segunda-feira Rovaniemi a primeira reunião frente a frente desde a cúpula EUA-Rússia de Helsinque de julho, a única realizada até o momento entre os presidentes de ambos os países, Donald Trump e Vladimir Putin.

Lavrov classificou a reunião com Pompeo de "boa e construtiva" e opinou que esta significou um "passo adiante" com relação à conversa telefônica mantida na semana passada entre Putin e Trump.

O tema central das conversas foi a crise na Venezuela, na qual Moscou apoia o Governo de Nicolás Maduro e os EUA lideram o apoio internacional a Juán Guaidó, que se autoproclamou presidente interino em janeiro.

Ao término do encontro, que durou menos de uma hora, Lavrov reiterou à imprensa que a Rússia se opõe totalmente a uma intervenção militar na Venezuela apoiada pelos Estados Unidos e advertiu que uma operação desta índole seria "catastrófica e injustificada".

Ao mesmo tempo, afirmou que durante seus recentes contatos com os americanos, não viu "partidários de uma solução militar imprudente" no país sul-americano.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247