Le Monde: greve no papel, notícias na web
Grfica para e jornal francs no chegar as bancas amanh; mas estar, grtis, na internet
Roberta Namour, correspondente 247 em Paris ¬¬_ Mais uma vez, os leitores do Le Monde não encontrarão o jornal nas bancas de toda a França. A direção do grupo anunciou que, em razão de um movimento de greve em sua gráfica, a edição do dia 11 junho não será impressa. Em contrapartida, as notícias estarão a disposição no site lemonde.fr.
A situação tem se tornado uma constante para o principal jornal da França, que já deixou de circular outras vezes pelo mesmo motivo. « É urgente : a nova direção do Le Monde (o trio Bergé-Niel-Pigasse) deve se comprometer a modernizar a gráfica », disse Romain Altmann, responsável do sindicato Info'com-CGT, na greve do dia 26 de abril.
A gráfica do grupo imprime não somente o jornal Le Monde, mas também diversas outras publicações, como o Les Echos. Para os sindicalistas, se a reforma não for feita rapidamente, os leitores vão partir. « Já perdemos o Direct Matin e o Journal du Dimanche. Corremos o risco de perder outros mercados », alertou Altmann. Segundo o sindicato, a direção do jornal diz que o investimento não faz parte de suas prioridades nesse momento.
A penúria do jornal francês é uma prova das limitações do papel e do rumo certo que caminha o jornalismo, cada vez mais digital.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: