Le Monde: greve no papel, notícias na web

Grfica para e jornal francs no chegar as bancas amanh; mas estar, grtis, na internet



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour, correspondente 247 em Paris ¬¬_ Mais uma vez, os leitores do Le Monde não encontrarão o jornal nas bancas de toda a França. A direção do grupo anunciou que, em razão de um movimento de greve em sua gráfica, a edição do dia 11 junho não será impressa. Em contrapartida, as notícias estarão a disposição no site lemonde.fr.

A situação tem se tornado uma constante para o principal jornal da França, que já deixou de circular outras vezes pelo mesmo motivo. « É urgente : a nova direção do Le Monde (o trio Bergé-Niel-Pigasse) deve se comprometer a modernizar a gráfica », disse Romain Altmann, responsável do sindicato Info'com-CGT, na greve do dia 26 de abril.

A gráfica do grupo imprime não somente o jornal Le Monde, mas também diversas outras publicações, como o Les Echos. Para os sindicalistas, se a reforma não for feita rapidamente, os leitores vão partir. « Já perdemos o Direct Matin e o Journal du Dimanche. Corremos o risco de perder outros mercados », alertou Altmann. Segundo o sindicato, a direção do jornal diz que o investimento não faz parte de suas prioridades nesse momento.

continua após o anúncio

A penúria do jornal francês é uma prova das limitações do papel e do rumo certo que caminha o jornalismo, cada vez mais digital.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247