20° Congresso chega ao fim e reforça poder de Xi Jinping com mudanças no alto escalão do PCCh e no Estatuto do partido
Li Keqiang e Wang Yang saíram do Comitê Central do PCCh em um rearranjo inesperado
Leonardo Sobreira, de Pequim (247) - Quatro membros do atual Comitê Permanente do Birô Político do Partido Comunista da China não integrarão o 20° Comitê Central. A decisão foi anunciada neste sábado, 22, após a conclusão do 20° Congresso Nacional do PCCh, e abre caminho para Xi Jinping consolidar ainda mais seu poder na cúpula do partido.
“Através do esforço conjunto de todos os representantes, este Congresso é coroado com o sucesso, atingindo o objetivo de unificar o pensamento, fortalecer as convicções, definir rumos e elevar o moral", disse Xi em seu discurso de encerramento no Grande Salão do Povo, em Pequim, ao anunciar a aprovação do relatório do 19° Comitê Central.
Os quatro quadros de saída do Comitê Central e que, por consequência, ficarão de fora do próximo Comitê Permanente, são: o premiê Li Keqiang, 67; o presidente da Assembleia Popular Nacional, Li Zhanshu, 72; o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Wang Yang, 67; e o vice-premiê, Han Zheng, 68.
Os quatro terão de se aposentar, com Li Keqiang e Wang Yang se retirando antes de atingirem 68 anos -- tradicionalmente a idade máxima para líderes do PCCh.
Já Wang Huning, 67, e Zhao Leji, 65, que também integram o atual Comitê Permanente ao lado de Xi, foram eleitos para o Comitê Central.
O 20° Comitê Central, de 205 membros, terá sua primeira sessão plenária no domingo, 23, após a qual o novo Birô Político e seu Comitê Permanente, bem como o secretário-geral do Comitê Central, serão revelados à imprensa. A expectativa unânime é que Xi Jinping seja reconduzido ao cargo, no que seria seu terceiro mandato.
ESTATUTO
Também no sábado, o PCCh aprovou emendas a seu Estatuto, entre elas a doutrina dos "Dois Estabelecidos", que consolida o status central de Xi e o papel orientador de seu pensamento político dentro do partido.
As "Duas Salvaguardas" também foram incorporadas. Elas asseguram o status de "núcleo" de Xi dentro do PCCh e a autoridade centralizada do partido sobre a China.
Além disso, o Congresso consentiu em incluir no Estatuto conteúdos como "fortalecer o nosso exército", implementar o princípio de Um País, Dois Sistemas e "opor-se e conter resolutamente a 'independência de Taiwan'".
HU JINTAO
Poucos minutos depois de a imprensa ingressar no salão principal, o ex-presidente Hu Jintao, 79, posicionado diretamente à esquerda de Xi, foi escoltado para fora do palco. Ele parecia hesitar, e chegou a susurrar com Xi no caminho. O fato vem gerando muita especulação nas redes sociais, e o PCCh não se pronunciou.
"Quando os jornalistas puderam entrar na cerimônia de encerramento do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista, o ex-presidente Hu Jintao deixou o local sob escolta. Ele estava sentado ao lado de Xi Jinping. Ele disse algo ao presidente e tocou o ombro de Li Keqiang".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
