HOME > Mundo

Lição do Chile: Não é a economia, estúpido!

O governo de Sebastian Piñera, no Chile, é neoliberal e de direita. O PIB no último trimestre foi de 4,7%, com média de 5,6% de 2010 a 2012. A inflação anual é de 1,5% e a taxa de desemprego é de apenas 5,7%. Mas o povo não está satisfeito e, por isso, Michele Bachelet teve 47% dos votos no primeiro turno




Brasilia - A secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas e diretora-executiva de ONU Mulheres, Michelle Bachelet, participa como palestrante da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. (Foto: Leonardo Attuch)
Leonardo Attuch avatar
Conteúdo postado por:

Por Hélio Doyle

O governo de Sebastian Piñera, no Chile, é neoliberal e de direita. O PIB no último trimestre foi de 4,7%, com média de 5,6% de 2010 a 2012. A inflação anual é de 1,5% e a taxa de desemprego é de apenas 5,7%. O Chile é sempre incensado como modelo pelos economistas tucanos e de direita.

Mas o povo chileno não está nada satisfeito e sabe que vive em um país de enormes desigualdades e muita pobreza. E com políticas públicas liberais que só beneficiam os ricos.

Por isso a centro-esquerda ganhou as eleições em primeiro turno, com 47% dos votos, aos quais se pode somar, para efeitos políticos, os 11% de sua dissidência, mais à esquerda. E um pouco mais da metade dos eleitores não votou, porque o voto é facultativo e o descontentamento com os políticos é enorme.

PIB alto não dá voto, o que vale é a vida cotidiana. E PIB baixo também não tira voto.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...