HOME > Mundo

Líderes do BRICS adotam declaração após Cúpula

Os países do BRICS apoiam totalmente a presidência da Rússia no grupo em 2024 e a realização da próxima cimeira em Kazan em outubro, afirmou o documento

Cúpula do BRICS 2023 (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - Os líderes do BRICS adotaram uma declaração final após a cimeira de Joanesburgo. 

Os países do BRICS apoiam totalmente a presidência da Rússia no grupo em 2024 e a realização da próxima cimeira em Kazan em outubro, afirmou o documento. 

Os líderes do BRICS apoiam a reforma da ONU, incluindo a do Conselho de Segurança da ONU, a fim de tornar a organização mais democrática e eficiente, de acordo com a declaração final.

Os países BRICS defendem a resolução pacífica do conflito na Ucrânia através do diálogo e da diplomacia, incluindo a iniciativa de paz dos estados africanos, diz a declaração. 

Os países do BRICS estão empenhados em reforçar a cooperação agrícola a nível mundial e dentro do grupo para garantir a segurança alimentar, continua o documento. 

Os líderes do BRICS instruíram seus ministros das Relações Exteriores a preparar uma lista de potenciais países parceiros até a próxima cúpula, prossegue. 

BRICS pedem maior participação dos países em desenvolvimento no trabalho das organizações internacionais, afirma o texto. 

Os estados membros do BRICS estão empenhados em aprofundar a cooperação económica e a coordenação da política macroeconómica, diz. 

Os países do BRICS reafirmam a necessidade de resolver a questão nuclear iraniana por meios pacíficos e diplomáticos, disse o BRICS na declaração.

Os países membros do BRICS concordaram em fortalecer a sustentabilidade dos sistemas energéticos, incluindo infraestruturas críticas, de acordo com a declaração final.

Os líderes do BRICS apreciam o interesse demonstrado pelo Sul Global na adesão ao grupo, dizem os membros. 

Os países do BRICS apelam ao fortalecimento do desarmamento e da não-proliferação, incluindo no domínio das armas biológicas e químicas, de acordo com a declaração final da cimeira de Joanesburgo.

Os membros do BRICS defendem o uso de moedas nacionais no comércio internacional, bem como liquidações financeiras dentro da associação, diz a declaração. 

Os países do BRICS expressaram a sua preocupação com a situação atual no Níger, de acordo com a declaração final.

Os estados do BRICS estão preocupados com a situação no Sudão e apelam à cessação imediata das hostilidades no país africano, diz a declaração conjunta da cimeira de Joanesburgo.