Líderes latino-americanos realizam reunião na Argentina para construir agenda de unidade progressista

Com o objetivo de prosseguir a construção de uma agenda que una as forças progressistas latino-americanas, começa nesta sexta-feira a reunião do Grupo de Puebla, em Buenos Aires, capital da Argentina

Alberto Fernández
Alberto Fernández (Foto: Agustin Marcarian/Reuters)

Telesur - A segunda reunião do Grupo Puebla começa nesta sexta-feira (8), em Buenos Aires, capital argentina,  com a presença de vários líderes e ex-presidentes sob o lema "Mudança é progressismo", sendo o anfitrião do evento o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. 

O ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, disse que o objetivo é continuar a construir uma agenda que una as forças progressistas latino-americanas.  

Entre os participantes está a ex-presidenta brasileira Dilma Rousseff.   

Também se encontram em Buenos Aires para participar do encontro os ex-presidentes Pepe Mujica do Uruguai, Fernando Lugo do Paraguai, Ernesto Samper da Colômbia, o ex-premiê espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, e Daniel Martínez, candidato da Frente Ampla que disputará o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai.   

O presidente eleito da Argentina Alberto Fernández observou que a proposta do Grupo de Puebla "são alternativas ao que prevaleceu nos últimos anos, por exemplo, na Argentina, e a busca de redescobrir um sistema político que devolva a equidade, o equilíbrio e igualdade social na América Latina ".  

"O fórum busca integrar canais de comunicação e trabalho entre líderes de toda a América Latina com um olhar progressista e com respeito à institucionalidade e à democracia", resumiu.  

A primeira reunião deste novo fórum internacional foi realizada de 12 a 14 de julho em Puebla (México), onde 30 líderes de 12 países concordaram em unir forças e propostas para consolidar um novo eixo para "produzir consenso regional e articular  o progressismo".

Ao vivo na TV 247 Youtube 247