HOME > Mundo

Liz Truss pode se tornar “um desastre não apenas para Escócia, mas para todo Reino Unido”, diz premiê escocesa

comentários de Nicola Sturgeon seguiram relatos da mídia de que Liz Truss está considerando mudanças nas regras do referendo de independência

Nicola Sturgeon e Liz Truss (Foto: Reuters)

RT - A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, afirmou que a próxima primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, pode se tornar “ um desastre não apenas para a Escócia, mas para todo o Reino Unido”. 

Seus comentários vieram em resposta a uma reportagem do Sunday Times sugerindo que a equipe de Truss estava considerando aumentar o limite de votos para um potencial segundo referendo da independência escocesa.

Falando à Sky News no domingo, um dia antes de o secretário de Relações Exteriores ser revelado como o vencedor da disputa pela liderança, Sturgeon disse que falar sobre bloquear um referendo ou “ manipular as regras ” era um sinal de “ fraqueza fundamental. ”

De acordo com o Sunday Times, Truss está procurando aprovar uma nova lei que proibiria outro referendo de independência até que pesquisas mostrem que 60% da população escocesa apóia um novo plebiscito por pelo menos um ano. O nível atual de apoio ao referendo é significativamente menor do que o limite potencial, de acordo com uma pesquisa recente realizada pelo The Sunday Times.

“Só porque você teme perder uma disputa democrática, não é uma desculpa ou não torna aceitável reescrever as regras da democracia”, disse Sturgeon, que quer realizar um segundo referendo em outubro.

No referendo de 2014, os escoceses votaram por 55% a 44% para permanecer no Reino Unido, mas, após o Brexit, Sturgeon renovou sua tentativa de alcançar a independência da Escócia.

Na mesma entrevista à Sky News, o primeiro-ministro também acusou Truss de se concentrar nas “ obsessões ” de “um número muito, muito pequeno de membros do Partido Conservador ” e não nas necessidades das pessoas comuns que “precisam desesperadamente de ajuda para alimentar o crianças e aquecer suas casas”.

“Se ela governar como fez campanha durante o verão, será um desastre, não apenas para a Escócia, mas para todo o Reino Unido”, disse Sturgeon.

Ela afirmou que ficaria claro se Truss “vai governar como primeiro-ministro com foco nas prioridades reais do país ou não ” nas primeiras 24 a 48 horas de seu mandato.