López Obrador acusa o PRI de comprar 5 milhões de votos no México
Candidato da esquerda afirma ter provas do esquema ilegal e pode pedir anulação das eleições até quinta-feira
247 com agências internacionais - O candidato da esquerda à presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta segunda-feira que tem até a próxima quinta-feira para decidir se pede a anulação das eleições no país. Segundo os resultados oficiais, ele perdeu por 3,3 milhões de votos para o PRI.
"Às 18h de quinta-feira, segundo os termos da lei, iremos tomar uma posição definitiva sobre as eleições presidenciais", disse o candidato sobre uma eventual impugnação do resultado no Tribunal Eleitoral Federal.
"O certo é que a eleição não foi limpa", acrescentou ao acusar o Instituto Federal Eleitoral de não fazer seu trabalho e não punir a suposta "compra de votos" que teria levado à vitória de Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI).
López Obrador disse possuir provas de que o partido hegemônico "comprou cinco milhões de votos", presumivelmente através de uma cadeia de lojas de conveniência, e que o candidato do PRI, Enrique Peña Nieto, ganhou as eleições, ultrapassado seis vezes o gasto legal de campanha.
Segundo a contagem final, Peña Nieto obteve 38,21%; López Obrador, 31,59%; e a candidata do Partido Ação Nacional (PAN, no poder), Josefina Vázquez, 25,41%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: