López Obrador diz que pandemia do coronavírus mostra fracasso do modelo neoliberal

O presidente mexicano López Obrador disse que o modelo neoliberal, que gera riqueza sem bem-estar social deve ser posto de lado. É preciso maior intervenção do Estado para o assegurar os direitos básicos da população

Andrés Manuel López Obrador
Andrés Manuel López Obrador (Foto: Edgard Garrido/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Na opinião do presidente mexicano López Obrador a pandemia revelou a irresponsabilidade dos governos que por décadas negligenciaram a saúde pública. Um fracasso do modelo neoliberal, enfatizou.

No documento "Algumas lições da pandemia da covid-19", publicado por Obrador em suas redes sociais, o presidente mexicano analisa a possibilidade de estabelecer um novo modelo econômico, reforçando princípios e valores, bem como a fraternidade universal e o reconhecimento das culturas.

Obrador explicou que no México durante o período neoliberal, os sistemas de saúde não eram considerados prioritários, o que se evidencia na falta de leitos, respiradores e de pessoal médico especializado.

Obrador pediu para descartar o modelo neoliberal, que gera riqueza sem bem-estar social e buscar maior intervenção do Estado para o cumprimento dos direitos básicos e universais, como alimentação, saúde e moradia.

Ele comentou que a irresponsabilidade e a indiferença dos governos revelados pela pandemia expuseram a falta de assistência médica a pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Em outro momento, López Obrador instou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a chamar governos e cientistas para criar vacinas contra a covid-19 e outras doenças.

Ele também levantou a transformação de organizações econômicas e financeiras internacionais, como o Banco Mundial (BM), em promotores de cooperação para o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, informa a Telesul.
 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247