"Loucura", "irresponsável": Mélenchon protesta contra possível envio de tropas francesas para guerra contra Rússia
Nesta segunda, o presidente da França afirmou que "faremos tudo o que for necessário para que a Rússia não vença"
247 - O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta segunda-feira (27) que países europeus estão cogitando enviar tropas para a Ucrânia, mas ponderou que não há consenso sobre isto. Por enquanto, o acordo é intensificar os esforços para entregar mais munições a Kiev. Cerca de 20 líderes europeus reuniram-se em Paris para discutir a guerra entre Rússia e Ucrânia.
"Não há consenso nesta fase... para enviar tropas ao terreno. Nada deve ser excluído. Faremos tudo o que for necessário para que a Rússia não vença", disse Macron aos jornalistas.
Líder da esquerda francesa, Jean-Luc Mélenchon reagiu pelo X, antigo Twitter, à possibilidade de envio de tropas francesas à Ucrânia. Ele afirmou que apenas sugerir a participação direta da França no conflito com a Rússia já seria irresponsabilidade, e lembrou que os dois países são potências nucleares. "O envio de tropas para a Ucrânia nos transformaria em beligerantes. A guerra contra a Rússia seria uma loucura. Esta escalada verbal belicosa de uma potência nuclear contra outra potência nuclear importante já é um ato irresponsável. O Parlamento deve ser consultado e dizer não. Nenhuma guerra! É mais do que hora de negociar a paz na Ucrânia com cláusulas de segurança mútua!".
