HOME > Mundo

Lula cobra presença de Macron em Cúpula da Amazônia

Governante brasileiro convidou presidente Francês devido ao território florestas da Guiana Francesa

Lula cobra presença de Macron em Cúpula da Amazônia (Foto: Reuters)

Opera Mundi - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou a presença do mandatário da França, Emmanuel Macron, na cúpula de países amazônicos que será realizada em Belém, no Pará, em agosto.

Em entrevista à TV Record, o petista disse que o evento será o "mais importante encontro que o mundo já viu sobre a Amazônia" e que a França foi convidada por causa da Guiana Francesa, que também integra a floresta.

Lula afirmou que convidou Macron pessoalmente e que "seria importante" sua presença, para que não "fique falando da Amazônia lá da Europa, mas venha conhecer a região, o povo ribeirinho e os indígenas". 

Macron tem sido um dos principais interlocutores do presidente brasileiro na União Europeia e o recebeu em Paris no fim de junho, no âmbito de um fórum econômico.

"Quando a gente fala na questão da floresta, nós temos que saber que, na Amazônia brasileira, moram 28 milhões de pessoas que querem ter direito a a cidadania, moradia, emprego. Na Amazônia da América do Sul, são 50 milhões de pessoas. Então eu queria que eles viessem", acrescentou Lula sobre a Cúpula.