Lula Day celebra os 80 anos do presidente com evento em Barcelona
Sétima edição do encontro reunirá líderes políticos e movimentos sociais em defesa da democracia e dos direitos humanos
247 - A cidade de Barcelona, na Espanha, será palco neste sábado (25) da sétima edição do Lula Day Internacional: Um Encontro de Diálogos e Reflexões, que celebra os 80 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento, que combina celebração e debate político, busca promover valores como democracia, justiça social e direitos humanos em âmbito global.
O encontro é organizado por coletivos e comitês internacionais de solidariedade com Lula e com a democracia no Brasil. Inspirado no “Mandela Day”, o Lula Day surgiu como uma forma de homenagear o legado do presidente brasileiro e discutir temas que refletem os avanços e desafios de seu governo.
De celebração a debate político
A organizadora Giuditta Ribeiro explica que o evento evoluiu de uma simples comemoração de aniversário para um espaço de reflexão política.“Inicialmente, os eventos do Dia de Lula eram basicamente comemorativos, com festa de aniversário, bolo e manifestações nas ruas”, contou.
Com a pandemia, o formato mudou. “Depois da Covid, percebemos que não devíamos nos limitar às festas, mas também abrir espaço para o debate político”, destacou.
Giuditta afirma que o movimento se mantém independente e autofinanciado, com foco em valorizar conquistas do governo Lula e dar visibilidade a causas sociais. “A ideia é sempre destacar os avanços do governo Lula e promover debates com políticos e movimentos sociais, além de apresentações artísticas”, disse.Neste ano, o evento contará com a canção “Perfume y Pólvera”, escrita pelo jornalista Marco da Costa, e adotará um gesto simbólico em solidariedade à causa palestina. “Não teremos bolo de aniversário, mas serviremos melancia como símbolo da liberdade do povo palestino”, completou Giuditta.
Participações e apoiadores
A programação contará com a participação, por videoconferência, do presidente nacional do PT, Edinho Silva, e de outros dirigentes como Henrique Fontana, Misiara Oliveira e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Também estarão presentes o secretário nacional de Participação Social do governo Lula, Renato Simões, e o presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), Paulo Okamoto.O Instituto Lula, a Escola Nacional de Formação Política do PT e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) apoiam a iniciativa, que também reunirá parlamentares e representantes de partidos europeus, além de jornalistas e ativistas de diversos países.
Uma celebração global
Paralelamente ao evento em Barcelona, comitês parceiros realizarão atividades em países como Itália, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Japão, China e Estados Unidos. Desde sua primeira edição em 2019, o Lula Day tem crescido em alcance e engajamento, consolidando-se como uma celebração internacional do legado político e social de Lula.Em Barcelona, as atividades ocorrerão no Centro Cívico Patti Llimona, das 11h às 19h, e incluirão apresentações artísticas de Catalina, Luis, Luísa OCL, Teka, Toia, Tatiana, Anna Ly e o coro Lulalalá/Barcelona.
O Lula Day 80 Anos será realizado nos seguintes locais:
Barcelona (Espanha)- Centro Cívico Patti LLimona, na cidade de Barcelona, das 11h às 19h.
Genebra (Suiça) – Feijoada Lula Day 80 Anos no Restaurante “O Bacalhau” (Rua Tronchin 28 Centro, perto da estação de trem). As 17h
Landres (Reino Unido) - Restaurante Tia Maria (126, South Lambeth Road SW8 1RB) a partir das 15h30 em Vauxhall (metro Nine Elms or Vauxhall)
Ravenna (Itália) – Saletta ARCI Ponte Nuovo às 19h30



