CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Lula fala em 'renascer' da relação Brasil-EUA: "uma relação de iguais, soberana, mas de interesses comuns"

Em histórica reunião bilateral, presidente brasileiro ressaltou que as democracias estão enfrentando desafios e elogiou o compromisso do líder estadunidense com os trabalhadores

Lula e Joe Biden em reunião bilateral em Nova York (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na reunião bilateral histórica que ocorre hoje em Nova York, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciam uma parceria inovadora e abrangente destinada a promover os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo. A Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras visa enfrentar questões crônicas relacionadas à precarização do mercado de trabalho global e promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Durante o encontro, o presidente Lula enfatizou a importância desse momento histórico e a necessidade de uma ação conjunta para proteger os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Ele ressaltou que as democracias em todo o mundo estão enfrentando desafios e que a negação da política tem permitido o surgimento de extremistas. "É um momento histórico exemplar. Quando olhamos a geopolítica, percebemos que as oportunidades estão se fechando, as democracias cada vez mais correm perigo. A negação da política tem feito com que extremistas tentem ocupar o espaço. Já aconteceu no Brasil, está acontecendo na Argentina", afirmou o presidente Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A iniciativa da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras é uma resposta direta a esses desafios. Ela envolverá uma estreita colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos, com o apoio de sindicatos de ambos os países e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além disso, a parceria pretende envolver outros países e parceiros globais para promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável para todos os trabalhadores.

"Nunca tinha visto um presidente americano falar tanto e tão bem dos trabalhadores quanto o senhor falou. Isso foi referendado para mim pelas centrais sindicais americanas, alguns companheiros sindicalistas, perguntados por mim, afirmaram que era o presidente que mais defendia os interesses dos trabalhadores. Essa é uma combinação perfeita, porque venho do mundo do trabalho e acho que o trabalho está muito precarizado, o salário está muito aviltado. Cada vez mais os trabalhadores trabalham mais e ganham menos", afirmou o presidente Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o líder brasileiro enfatizou as oportunidades de colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos em áreas como a transição ecológica e as novas matrizes energéticas. Ele destacou o potencial do Brasil para investimentos em energias renováveis, como eólica, solar, biomassa e biodiesel, etanol e hidrogênio verde. "Há uma perspectiva de trabalho em conjunto excepcional entre Brasil e Estados Unidos. Esse encontro para mim é mais que uma bilateral, é o renascer de um novo tempo na relação Estados Unidos-Brasil. Uma relação de iguais, soberana, mas de interesses comuns em benefício do povo trabalhador", concluiu. Assista à transmissão do encontro abaixo:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO