Lula se reúne com chanceler alemão e presidente da Áustria
Encontros ocorreram após o discurso de abertura do presidente brasileiro na Assembleia da ONU e abordaram temáticas ambientais e discussões acerca do acordo Mercosul-União Europeia
247 - Após realizar o discurso de abertura na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu continuidade à sua agenda de reuniões bilaterais, mantendo encontros significativos com líderes mundiais.
REUNIÃO COM PRESIDENTE AUSTRÍACO - Na tarde desta terça-feira (19), o presidente brasileiro se reuniu com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen. Durante a conversa, o presidente austríaco elogiou o discurso de Lula na ONU, que enfatizou a importância da união global contra desigualdade, fome e mudanças climáticas. Os dois líderes discutiram questões ambientais, incluindo a expectativa em torno da COP30, que acontecerá em Belém em 2025, bem como a transição energética e a busca por fontes limpas de energia. Lula destacou o compromisso do Brasil em iniciar uma "industrialização verde", com baixas emissões de carbono, aproveitando a matriz energética limpa do país.
Além disso, a conversa abordou a Aliança Global para Biocombustíveis, lançada durante a Cúpula do G20 em Nova Delhi, na qual o Brasil desempenha um papel importante devido à sua expertise em produção sustentável de biocombustíveis. Lula também mencionou um projeto conjunto com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltado para o trabalho decente, a ser lançado no dia 20/9.
O presidente brasileiro também aproveitou a oportunidade para discutir o fortalecimento das relações comerciais e dos investimentos entre o Brasil e a Áustria, convidando o presidente Van der Bellen a visitar o Brasil com uma missão empresarial.
As relações diplomáticas entre o Brasil e a Áustria remontam ao início do século 19 e foram fortalecidas ao longo do tempo, culminando em diversos acordos bilaterais em áreas como economia, educação, ciência e tecnologia. Em 2022, o volume de comércio entre os dois países atingiu cerca de US$ 1,5 bilhão.
ENCONTRO COM CHANCELER ALEMÃO - Além do encontro com o presidente da Áustria, Lula também se reuniu com o chanceler alemão, Olaf Scholz. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o líder brasileiro relatou que um dos temas discutidos foi o acordo comercial Mercosul-União Europeia.
Sobre o tema, Lula afirmou: "considero importante fecharmos ainda este ano e sobre a atual conjuntura mundial". Além disso, o chefe do Executivo do Brasil anunciou que visitará a Alemanha em dezembro deste ano: "teremos dois dias de trabalho entre nossos governos para aprofundarmos a cooperação, os laços e os investimentos entre nossos países".
