CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Líder do Sul Global, Lula tem pedidos para encontros com 50 chefes de estado em Nova York

Lula chega no domingo a Nova York para participar da abertura da Assembleia Geral da ONU. Por enquanto só tem uma bilateral confirmada, com o presidente dos EUA, Joe Biden

Lula (Foto: Reuters | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega no domingo a Nova York para participar da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas e cumprir uma agenda extensa, em que o governo brasileiro trabalha com mais de 50 pedidos de encontros bilaterais, inclusive do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disseram fontes com conhecimento das tratativas.

O possível encontro com Zelensky -- com quem Lula teve um desencontro durante a cúpula do G7, no Japão, em maio -- ainda não foi confirmado, de acordo com duas fontes ouvidas pela Reuters. É preciso encaixar a agenda dos dois presidentes, que têm diversas outras atividades durante a semana da Assembleia Geral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No G7, Zelensky havia pedido um encontro com Lula durante a reunião de cúpula do bloco em Hiroshima. O governo brasileiro ofereceu alguns horários, com a informação de que Lula desmarcaria algum compromisso ou adiaria outros para poder encontrar com o líder ucraniano.

No horário marcado, no entanto, Zelensky não apareceu, de acordo com a diplomacia brasileira. Depois, o presidente ucraniano disse que houve uma "incompatibilidade de agendas".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro pedido foi feito pela Ucrânia para uma bilateral entre os dois presidentes, agora em Nova York, mas nenhuma reunião foi confirmada até o momento.

Por enquanto Lula só tem uma bilateral confirmada, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na quarta-feira. Depois desse encontro, ambos anunciarão uma iniciativa conjunta sobre melhoria de condições de trabalho e geração de empregos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente chega a Nova York na noite de sábado, depois de passar por Cuba, onde participa do encontro do grupo G77 + China. Na noite de domingo, participará de um jantar organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Na terça pela manhã, Lula faz o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, uma posição que o Brasil ocupa por tradição desde a fundação das Nações Unidas. Essa será a 8ª vez que Lula falará na abertura da Assembleia. Em seus mandatos anteriores, só não o fez em 2010, durante a campanha para eleger sua sucessora, Dilma Rousseff.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A agenda completa do presidente em Nova York ainda está em construção, de acordo com a assessoria do Palácio do Planalto. Há previsão de encontros com empresários e debates sobre meio ambiente, além de bilaterais, mas há dificuldade de encaixe dos diversos eventos. Lula volta ao Brasil na manhã de quinta-feira.

Além de Lula, irão a Nova York o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, além de ao menos seis senadores -- incluindo os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e 16 deputados, entre eles o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na comitiva presidencial estão ainda o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que fará um lançamento simbólico dos títulos verdes do Tesouro Nacional em evento na Bolsa de Valores de Nova York e terá encontros com investidores. Também estarão na cidade a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro das Cidades, Jader Filho; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO