HOME > Mundo

Macron defende cessar-fogo na Faixa de Gaza

Presidente francês reiterou a necessidade de resolver o conflito israelo-palestino por meio de uma solução de dois Estados

Emmanuel Macron (Foto: Reuters/Ag.Brasil)

(Sputnik) - A situação humanitária na Faixa de Gaza está piorando a cada dia e é necessário proteger os civis e alcançar um cessar-fogo, disse o presidente francês Emmanuel Macron nesta quinta-feira (9).

"No curto prazo, precisamos trabalhar para proteger os civis. Isso requer uma pausa humanitária urgente, também precisamos alcançar um cessar-fogo", disse Macron na abertura da conferência humanitária internacional de Paris para a população civil de Gaza, acrescentando que a situação humanitária no enclave "está piorando todos os dias."

Combater o terrorismo "nunca pode ser realizado sem regras e Israel sabe disso", disse Macron.

O presidente francês reiterou a necessidade de resolver o conflito israelo-palestino por meio de uma solução de dois Estados que traria paz e segurança para a região do Oriente Médio.

No dia 7 de outubro, o grupo palestino Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel a partir de Gaza, matando e sequestrando pessoas em comunidades israelenses vizinhas. Israel retaliou com ataques de mísseis e um bloqueio completo da Faixa de Gaza, lar de mais de 2 milhões de pessoas. Em 27 de outubro, Israel iniciou uma grande incursão terrestre em Gaza com o objetivo declarado de eliminar o Hamas e resgatar os reféns.

A escalada do conflito resultou na morte de cerca de 1.400 pessoas em Israel e mais de 10.000 na Faixa de Gaza.