Macron pede cooperação com China em defesa do multilateralismo
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse na última quarta-feira (23) que seu país está disposto a fortalecer a comunicação e a coordenação com a China em assuntos internacionais e a trabalhar em conjunto para salvaguardar o multilateralismo; Macron fez as declarações durante as negociações com ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, no Palácio do Eliseu, sede da Presidência da República francesa
247, com Diário do Povo on line - O presidente da França, Emmanuel Macron, disse na última quarta-feira (23) que seu país está disposto a fortalecer a comunicação e a coordenação com a China em assuntos internacionais e a trabalhar em conjunto para salvaguardar o multilateralismo.
Macron fez as declarações durante as negociações com ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, no Palácio do Eliseu, sede da Presidência da República francesa.
A França atribui grande importância às relações com a China, e espera aproveitar a oportunidade do 55º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais para promover intercâmbios de alto nível entre os dois lados, aprofundar a cooperação mútua em áreas como economia, comércio, investimento, energia nuclear e aeroespacial, além de fortalecer os intercâmbios culturais, educacionais e juvenis, disse Macron. As empresas chinesas são bem-vindas na França, acrescentou ele.
Wang disse que desde a visita de Macron à China há mais de um ano, os consensos alcançados entre os chefes de Estado dos dois países foram implementados de forma constante e a cooperação em vários campos produziu resultados positivos, demonstrando a importância da parceria estratégica abrangente entre China e França, como o grande potencial da cooperação bilateral.
Em 2019, China e França celebrarão o 55º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, disse Wang, acrescentando que a China está disposta a fortalecer intercâmbios de alto nível entre os dois lados e aprofundar a cooperação em áreas de energia nuclear e inovação, bem como no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.
A China também está pronta para fortalecer a comunicação e cooperação com a França em questões multilaterais como a mudança climática, e para salvaguardar o atual sistema internacional que tem as Nações Unidas em seu núcleo, para enriquecer a parceria estratégica China-França, disse Wang.
A porta da China se abrirá mais, destacou Wang, acrescentando que a China está disposta a fornecer um ambiente de investimento sólido para todas as empresas estrangeiras, incluindo as da França.
Wang chegou a Paris na quarta-feira para realizar a 18ª consulta dos coordenadores do Diálogo Estratégico China-França com o assessor diplomático do presidente francês, Philippe Etienne.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: