HOME > Mundo

Macron quer reduzir o parlamento francês em 30%

O presidente francês, Emmanuel Macron, ao discursar nesta segunda-feira para o Congresso da França, reiterou a sua intensão de reduzir em um terço o número de parlamentares; segundo ele, "um parlamento menos numeroso, mas forte do ponto de vista do método utilizados, será um parlamento, no qual o trabalho fluirá de forma mais livre"  

Presidente eleito da França, Emmanuel Macron 10/05/2017 REUTERS/Eric Feferberg/Pool (Foto: Leonardo Attuch)

Da Agência Sputinik

O presidente francês, Emmanuel Macron, ao discursar nesta segunda-feira para o Congresso da França, reiterou a sua intensão de reduzir em um terço o número de parlamentares.

"Pretendo propor a redução em um terço do número de parlamentares", declarou o jovem presidente, eleito em maio deste ano.

Segundo ele, "um parlamento menos numeroso, mas forte do ponto de vista do método utilizados, será um parlamento, no qual o trabalho fluirá de forma mais livre".

A redução do número de parlamentares foi uma das promessas de campanha de Macron. A câmara alta do parlamento francês conta com 348 senadores, e a câmara baixa é composta por 577 deputados.

Quando as duas câmaras se reúnem no mesmo lugar, passam a ser denominadas de Congresso da França. As reuniões do Congresso francês são realizadas no Palácio de Versalhes.