HOME > Mundo

Maduro: 'Trump está levando EUA para conflito de alto nível contra a Venezuela'

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, rechaçou nesta quarta-feira (5) as ameaças feitas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contra a Venezuela

Nicolás Maduro e Donald Trump (Foto: Jim Watson e Federico Parra/AFP/Sputnik)

247 - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que o objetivo do inquilino da Casa Branca é levar os EUA "para um conflito de alto nível" contra a Venezuela.

"Eu propus o diálogo, querer o diálogo não é sinal de fraqueza, porém Trump está levando os EUA para um conflito de alto nível contra a Venezuela. Convoco os setores honestos dos EUA a enfrentarem sua política intervencionista, ilegal e imoral", disse Maduro.

O mandatário do país sul-americano também condenou o apoio que Trump dá ao opositor Juan Guaidó ao promover sua autoproclamação como suposto "presidente interino", informa Sputnik.

"​Ontem Donald Trump falou em esmagar e quebrar a Venezuela. Esmagar um país que é o berço dos libertadores da América? Jamais alguém esmagará a Venezuela! Com trabalho e perseverança seguirá seu caminho rumo à prosperidade e à felicidade", afirmou Nicolás Maduro pelo Twitter.

"Na Venezuela, opresidente não é nomeado pelos EUA, é eleito pelo povo em mandato popular. Chega de sua obsessão extremista, Trump! Teremos as eleições legislativas para a Assembleia Nacional, senhor Donald Trump, e o covarde [Guaidó] que você pretende impor à Venezuela ficará desempregado", exclamou Maduro.

"Esse também será seu fracasso, Mister Donald. Seus assessores estão te levando ao fracasso colocando esse fantoche a teu lado [...] Eles te encheram de derrota, mentira e manipulação", adicionou.

Anteriormente disse que ia "esmagar" a "tirania" venezuelana e apresentou Guaidó como o "verdadeiro e legítimo presidente da Venezuela" durante o discurso do Estado da União no Congresso norte-americano.