HOME > Mundo

Maersk anuncia suspensão do tráfego de contêineres pelo Mar Vermelho após ataque Houthi

Houthis do Iêmen se mobilizam em solidariedade à Palestina atacando navios com destino a Israel

Maersk anuncia suspensão do tráfego de contêineres pelo Mar Vermelho após ataque Houthi (Foto: JON NAZCA/REUTERS)

(Sputnik) - A gigante dinamarquesa de transporte marítimo e logística Maersk anunciou nesta sexta-feira (15) que estava suspendendo todo o tráfego de contêineres pelo Mar Vermelho até novo aviso, após o movimento rebelde iemenita Ansar Allah, também conhecido como Houthis, atacar seu navio de contêineres no Estreito de Bab al-Mandab.

Na quinta-feira, o movimento iemenita disse que seu drone atingiu o navio de contêineres Maersk Gibraltar no estreito que conecta o Mar Vermelho ao Golfo de Aden. A empresa afirmou que o navio não foi atingido.

"Após o incidente de quase acerto envolvendo o Maersk Gibraltar ontem e mais um ataque a um navio de contêineres hoje, instruímos todos os navios da Maersk na área que deveriam passar pelo Estreito de Bab al-Mandab a pausar suas jornadas até novo aviso", disse um porta-voz da empresa, citado pela Sky News.

Os recentes ataques a navios comerciais na área são "alarmantes" e representam uma ameaça significativa à segurança dos marinheiros, disse também a Maersk nas redes sociais.

Mais tarde no mesmo dia, a empresa alemã de transporte marítimo internacional Hapag-Lloyd fez uma declaração semelhante, dizendo que estava suspendendo todo o seu tráfego de contêineres pelo Mar Vermelho até 18 de dezembro.

A medida ocorreu após o navio de carga com bandeira da Libéria Al Jasrah, pertencente à Hapag-Lloyd, ser atingido por um projétil lançado de uma parte do Iêmen controlada pelos Houthis, 50 milhas náuticas ao norte do porto de Mocha. Como resultado do ataque, um incêndio se iniciou no convés e um contêiner caiu no mar, mas não foram relatados ferimentos na tripulação.

Os Houthis declararam anteriormente que continuariam a impedir a passagem de navios no Mar Vermelho e no Mar Arábico ligados a empresas israelenses ou com destino a Israel até que a ação militar de Israel na Faixa de Gaza palestina termine.

Após o conflito eclodir entre Israel e o movimento palestino Hamas em 7 de outubro, os Houthis realizaram vários ataques com mísseis e drones, ameaçando a infraestrutura civil em Israel e o transporte marítimo comercial operando no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.