Mais de 60 congressistas dos EUA manifestam a Biden "profunda preocupação" com ameaças golpistas de Bolsonaro

"O histórico deplorável de Bolsonaro no cargo exige uma revisão urgente das relações EUA-Brasil", dizem os deputados em carta enviada ao presidente norte-americano, Joe Biden

Joe Biden e Jair Bolsonaro
Joe Biden e Jair Bolsonaro (Foto: White House | PR)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - Mais de 60 deputados democratas do Congresso dos Estados Unidos enviaram, de acordo com a BBC Brasil, uma carta ao presidente do país, Joe Biden, nesta quinta-feira (14), na qual manifestam “profunda preocupação com a busca do presidente Jair Bolsonaro por políticas no Brasil que ameaçam o regime democrático, os direitos humanos, a saúde pública e o meio ambiente”.

Os congressistas pedem, portanto, que Biden tire do Brasil o status de aliado preferencial extra-Otan, concedido pelo ex-presidente Donald Trump em 2019. Tal status possibilita ao Brasil a obtenção de equipamentos militares americanos de segunda mão por preços mais baixos.

Além disso, os deputados também querem que os EUA retirem seu apoio à elevação do Brasil à condição de "grande aliado da Otan", que teria sido negociado na viagem do conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, a Brasília no começo de agosto. 

PUBLICIDADE

O apoio dos estadunidenses seria uma troca, em uma negociação que prevê por parte do governo Bolsonaro políticas contrárias à China, como a interdição da participação da Huawei no leilão do 5G.

"O histórico deplorável de Bolsonaro no cargo exige uma revisão urgente das relações EUA-Brasil, com foco na identificação de ajustes potenciais no relacionamento que poderiam fornecer uma alavanca para incentivar um comportamento menos prejudicial”, diz trecho da carta. "Essa revisão deve incluir a cooperação bilateral no combate às drogas e ao terrorismo e, mais notavelmente, a oferta feita ao Brasil para se tornar um parceiro global da Otaon. Em 2019, o Brasil foi designado aliado preferencial extra-Otan. Bolsonaro usou essa designação para seu benefício político, citando-a como uma grande conquista e um selo de aprovação do governo dos Estados Unidos".

PUBLICIDADE

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email