Mali: Tropas francesas chegam a última cidade rebelde
Exército já retomou o controle do aeroporto de Kidal; EUA negociam com o Níger a instalação de uma base para dar suporte à França no conflito
247 com agências internacionais - Tropas francesas chegaram a Kidal, a terceira maior cidade no norte do Mali, após Gao e Timbuktu, e a última ainda controlada pelos islamitas. Segundo fontes locais, aviões e helicópteros aterrissaram no aeroporto de Kidal, a 1.500 quilômetros da capital, Bamako.
A França, antigo poder colonial no Mali, está liderando uma operação militar contra os rebeldes há quase um mês. As tropas são integradas por forças francesas, do Mali e de vizinhos da Comunidade dos Estados da África Ocidental (Cedeao), que têm apoiado a ação.
Imagens de vídeo mostraram as pessoas comemorando a expulsão dos rebeldes nas ruas de Timbuktu.
Desde o início da semana, o Reino Unido, a Alemanha e os EUA anunciaram maior ajuda à França no conflito no Mali.
O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, negocia com o governo do Níger a possibilidade de instalar no país uma base para voos de drones (aeronaves não tripuladas), com o objetivo de monitorar a fronteira e localizar membros da AQMI (Al Qaeda no Magreb Islâmico), um dos grupos islâmicos em combate, que teriam recuado para perto da fronteira, segundo informações do jornal The New Tork Times.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: