Mali: Tropas francesas chegam a última cidade rebelde

Exército já retomou o controle do aeroporto de Kidal; EUA negociam com o Níger a instalação de uma base para dar suporte à França no conflito

Mali: Tropas francesas chegam a última cidade rebelde
Mali: Tropas francesas chegam a última cidade rebelde (Foto: HANDOUT)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 com agências internacionais - Tropas francesas chegaram a Kidal, a terceira maior cidade no norte do Mali, após Gao e Timbuktu, e a última ainda controlada pelos islamitas. Segundo fontes locais, aviões e helicópteros aterrissaram no aeroporto de Kidal, a 1.500 quilômetros da capital, Bamako.

A França, antigo poder colonial no Mali, está liderando uma operação militar contra os rebeldes há quase um mês. As tropas são integradas por forças francesas, do Mali e de vizinhos da Comunidade dos Estados da África Ocidental (Cedeao), que têm apoiado a ação.

Imagens de vídeo mostraram as pessoas comemorando a expulsão dos rebeldes nas ruas de Timbuktu.

Desde o início da semana, o Reino Unido, a Alemanha e os EUA anunciaram maior ajuda à França no conflito no Mali.

O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, negocia com o governo do Níger a possibilidade de instalar no país uma base para voos de drones (aeronaves não tripuladas), com o objetivo de monitorar a fronteira e localizar membros da AQMI (Al Qaeda no Magreb Islâmico), um dos grupos islâmicos em combate, que teriam recuado para perto da fronteira, segundo informações do jornal The New Tork Times.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247