HOME > Mundo

Manifestação contra Reforma da Previdência de Macron é reprimida na França

O governo utilizou-se do artigo 49.3 da constituição de 1958 para passar à força a reforma. A população reagiu, saindo às ruas contra Macron

Repressão policial em protesto contra a Reforma da Previdência, na França (Foto: Reprodução)

247 - Diante da tentativa de passar de maneira ditatorial a Reforma da Previdência francesa, a população francesa saiu às ruas de diversas cidades para protestar contra a medida do governo Macron nesta segunda-feira, 2. 

A convocatória foi feita pelas principais organizações sindicais e estudantis do país, que rechaçaram a utilização do artigo 49.3 da atual constituição francesa, que permite que o texto seja aprovado sem votação no Congresso.

Por conta dos protestos, e também com medo de uma nova crise de grande envergadura do governo francês, a polícia rapidamente foi acionada para reprimir os manifestantes. 

Porém, não apenas os manifestantes foram atacados pela polícia.

 Uma postagem no twitter de @AnonymeCitoyen informa que “As autoridades atiram granadas lacrimogêneas no meio dos transeuntes e dos carros em #Toulouse sem razão aparente”. E explica que “Uma manifestação ocorre diante do recurso do [artigo] 49.3 este final de semana”.

Um internauta respondeu: “eu filmei um outro lindo tiro. Eles são dotados”.

Confira:

 Outro falou: "definitivamente, é um festival e uma tradição em #Toulouse", referindo-se à repressão.


Veja os vídeos de manifestação contra o governo: