Marine Le Pen promete "deixar o comando integrado da Otan", mas não vai abandonar a União Europeia
A candidata de extrema direita disse que deseja sair da Otan, mas que não pretende abrir mão da "aplicação do artigo 5º relativo à defesa coletiva"

Sputnik - Nesta quarta-feira (13), Marine Le Pen, líder do partido francês Reagrupamento Nacional, afirmou que o país deixará a Otan se vencer no segundo turno das eleições presidenciais.
"Não estamos falando de deixar o bloco, mas de deixar sua estrutura de comando", ex plicou ela.
A líder do partido Reagrupamento Nacional (Rassemblement National, em francês) já instou a retirada da França do comando integrado da Otan, declarando que a estrutura "perpetua a lógica anacrônica e agressiva dos blocos da Guerra Fria".
Le Pen lembrou que a França já teve uma experiência assim, quando em 1966 todas as Forças Armadas francesas deixaram o comando militar integrado da Otan e foi pedido que todas as tropas não francesas da Otan deixassem o país. Paris apenas inverteu a ação e reentrou no comando militar do bloco em 2009, durante a presidência de Nicolás Sarkozy (2007-2012).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEA política também defendeu uma "aproximação estratégica" da tan à Rússia.
Durante o primeiro turno, que aconteceu no domingo (10), o presidente incumbente Emmanuel Macron ficou em primeiro lugar com 27,84% dos votos, enquanto Le Pen obteve 23,15%. O deputado de esquerda Jean-Luc Mélenchon não chegou por pouco ao segundo turno, com 21,95% dos votos, e o jornalista Eric Zemmour ficou em quarto com 7,07%.
Os gaulistas e socialistas tiveram o pior resultado na história moderna da França, com Valérie Pécresse, dos Republicanos, conseguiu somente 4,78% da votação, enquanto a socialista Anne Hidalgo se ficou por 1,75%.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247