Marine Le Pen votará em branco na eleição à presidência da França

Lder da extrema direita, que conquistou o terceiro lugar no primeiro turno, anunciou que no apoiar nenhum dos dois candidatos que se enfrentam no prximo domingo Nicolas Sarkozy e Franois Hollande

Marine Le Pen votará em branco na eleição à presidência da França
Marine Le Pen votará em branco na eleição à presidência da França (Foto: Charles Platiau/REUTERS )

Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – Após conquistar o terceiro lugar no primeiro turno da eleição à presidência da França, o apoio da líder da extrema direita da França, Marine Le Pen, passou a ser almejado tanto pela direita como pela esquerda (mesmo que indiretamente). Mas nesta terça-feira, a Frente Nacional declarou que não apoiará nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais – Nicolas Sarkozy e François Hollande – e anunciou que votará em branco neste domingo, em sinal de protesto.

“Cada um de vocês deve fazer sua própria escolha”, disse Marine, ao lado de seu pai, Jean-Marie Le Pen.

Com 18% dos votos obtidos no primeiro turno, o voto dos partidários de Marine Le Pen podem ser decisivos na eleição de domingo. Convencido da necessidade de conquistar a extrema-direita para virar o jogo contra o favorito socialista, Sarkozy passou a focar seu discurso principalmente em relação à imigração na França. “Nosso sistema de integração não funciona porque antes de conseguirmos integrar os que chegaram a nosso território, outros já chegaram”, disse o atual presidente em entrevista à rádio RMC. “Nunca defenderei imigração zero, mas a realidade é que, se você convida mais gente do que pode, já não consegue integrá-las. ”

A intenção de Le Pen é se concentrar na eleição parlamentar do mês que vem, na qual espera que a Frente Nacional consiga ter representação pela primeira vez desde 1986, para se tornar uma oposição de peso no governo.

Uma pesquisa da Ipsos-Logica divulgada nesta segunda-feira mostrou que a distância entre os dois candidatos diminuiu no segundo turno: Hollande na frente com 53% dos votos contra 47% de Sarkozy.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247