HOME > Mundo

Mauro Vieira já conversou com 7 chanceleres sobre brasileiros retidos na Faixa de Gaza

Objetivo é acelerar a autorização para que 34 brasileiros deixem a região por causa da escalada do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas

Mauro Vieira (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

247 - O chanceler Mauro Vieira está intensificando os esforços diplomáticos para resolver a situação dos 34 brasileiros que aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza. Segundo a coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, Vieira Já discutiu a questão com sete chanceleres.

A reportagem destaca que, somente na sexta-feira (3), Vieira “conversou com o chanceler israelense, Eli Cohen; o britânico, James Claverly, e o iraniano, Hossein Amir Abdollahian. Com o israelense, foi a terceira conversa desde o começo da crise atual e a primeira desde a abertura da fronteira”.

O ministro também conversou com o primeiro-ministro e chanceler do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani; o secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken; e o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry. Com Shoukry, foi a quarta conversa desde o começo do conflito e a primeira desde a abertura da fronteira de Rafah.

Neste sábado (4) foi divulgada a quarta lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza. Um total de 599 pessoas receberam permissão para deixar a região, que está sob ataques de Israel. No entanto, o grupo de brasileiros na área não foi incluído nesta lista.

Mauro Vieira afirmou ter recebido garantias de que os brasileiros serão liberados até a próxima quarta-feira (8), podendo esse prazo ser adiantado em um ou dois dias, de acordo com o chanceler de Israel, Eli Cohen.