HOME > Mundo

"México e Brasil são grandes motores da economia mundial", diz diretora do FMI

Christine Lagarde chega hoje no Peru, em mais uma viagem pela Amrica Latina. Apesar dos elogios, ela diz que a regio no est imune a nenhuma das tempestades que vm da Europa

"México e Brasil são grandes motores da economia mundial", diz diretora do FMI (Foto: ISSEI KATO/Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais - A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, desembarca hoje no Peru em uma viagem a América Latina. Os próximos destinos serão México e Brasil.

Em Lima, ela se reunirá com o presidente peruano, Ollanta Humala, e outras autoridades locais no Palácio de Governo. Horas antes, Lagarde terá um encontro com o ministro da Economia e Finanças do país, Luis Castilla, e com o diretor do banco central, Julio Velarde. "O Peru é uma estrela nascente e em ascensão, que sem dúvida faz parte da nova onda de mercados emergentes líderes", destacou a diretora no blog do FMI, em post publicado na sexta-feira.

Lagarde também escreveu palavras de elogio ao Brasil e ao México no mesmo texto, destacando os sucessos particulares dos respectivos programas sociais Bolsa Família e Oportunidades. "México e Brasil são grandes motores da economia mundial".

Para ela, Brasil, México e Peru obtiveram "notáveis resultados" econômicos nos últimos anos. "Colheram os frutos de ter fundamentos sólidos, marcos de políticas sensatas e políticas macroeconômicas prudentes", ressaltou Lagarde. "Agora estão registrando um crescimento sustentado com menor grau de vulnerabilidade - uma ótima e invejável situação".

No entanto, a diretora alertou que "a América Latina não está imune a nenhuma das tempestades que vêm da Europa" porque, em um mundo interconectado, simplesmente "não há lugar onde escapar". (Efe)

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: