HOME > Mundo

Milhares de peruanos protestam nas ruas contra novo presidente

Milhares de peruanos foram às ruas nesta quinta-feira em Lima e em outras cidades do Peru em protesto contra a nomeação do novo presidente, Manuel Merino, após destituição do presidente Vizcarra

Policiais reprimem manifestantes em Lima, Peru (Foto: Sebastian Castañeda/Reuters)

247 - Milhares de pessoas saíram às ruas nesta quinta-feira na capital peruana Lima, convocadas por movimentos sociais, para protestar contra o novo presidente Manuel Merino. 

Os manifestantes ocuparam a praça San Martín e o parque do bairro turístico de Miraflores, ao sul da cidade, para expressar sua oposição ao novo governo, informa o UOL.

Um grupo que tentou chegar ao Congresso foi dispersado pela polícia com gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha. Os manifestantes queimaram objetos e confrontaram a polícia com pedras e paus.

"Amo o meu Peru, tenho vergonha de quem governa", "Merino não é presidente", "O Congresso é uma pandemia que não acaba", "Nem a covid nos prejudicou tanto quanto Merino", diziam cartazes expostos na praça San Martín, perto do Congresso.

Muitas pessoas vestiam preto de luto no terceiro dia consecutivo de protestos contra o novo governo que tomou posse na terça-feira, um dia depois que o Congresso destituiu Vizcarra em um julgamento relâmpago por alegações de suposta corrupção.