TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Milhares protestam contra austeridade fiscal na Grécia

      Milhares de pessoas protestaram em frente ao parlamento em Atenas neste domingo, pedindo ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que resista às pressões de credores internacionais por mais austeridade em troca do desbloqueio de bilhões de euros dos fundos de resgate; manifestação ocorre um dia antes de uma importante reunião em Bruxelas para tentar acabar com o impasse que deixou a Grécia à beira do calote  

      A protester waves a Greek flag at the entrance of the Greek parliament, during a rally calling on the government to clinch a deal with its international creditors and secure Greece's future in the Eurozone, in Athens June 18, 2015. Hopes of a breakthrough (Foto: Paulo Emílio)
      Paulo Emílio avatar
      Conteúdo postado por:

      Reuters - Milhares de pessoas protestaram em frente ao parlamento em Atenas neste domingo, pedindo ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que resista às pressões de credores internacionais por mais austeridade em troca do desbloqueio de bilhões de euros dos fundos de resgate.

      A manifestação de apoiadores do partido de Tsipras, o Syriza, e outros opositores ao euro, foi o segundo protesto anti-euro em uma semana no centro de Atenas e ocorreu um dia antes de uma importante reunião em Bruxelas para tentar acabar com o impasse que deixou a Grécia à beira do calote.

      Cantando, levantando bandeiras da Grécia e cartazes com dizeres como "Não ao euro", "O povo não será chantageado" e "O país não está à venda", milhares de pessoas encheram as ruas em frente ao parlamento.

      "Eles querem nos humilhar, por que mais insistem em todas essas medidas? Não vamos tolerar mais", disse a professora aposentada de 65 anos Yiota Kananakari.

      Com especulações sobre o futuro da Grécia no euro se intensificando, um outro protesto que pedia que o país permanecesse na moeda única foi realizado na semana passada, com outro marcado para a segunda-feira.

      Assim como os outros protestos anti-austeridade e pró-euro da última semana, as manifestações deste domingo foram bem menores que os protestos em massa de dezenas de milhares de pessoas que encheram a praça Syntagma no centro de Atenas e outros pontos durante a crise.

      Pesquisas de opinião mostram amplo apoio para a permanência da Grécia na zona do euro, mas também há profundo ressentimento com os cortes na previdência e salários impostos à Grécia durante anos de recessão que deixaram a taxa de desemprego em mais de 25 por cento.

      (Por Karolina Tagaris)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247