HOME > Mundo

Ministro da Defesa denuncia que desertores venezuelanos recebem 20 mil dólares

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, informou nesta quinta-feira (28) que os mais de 100 membros da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) que desertaram recberam ofertas de até 20 mil dólares para trair a Pátria

Ministro da Defesa denuncia que desertores venezuelanos recebem 20 mil dólares

247, com AVN - O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, informou nesta quinta-feira (28) que os mais de 100 membros da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) que desertaram recberam ofertas de até 20 mil dólares para trair a Pátria.

"Contabilizamos mais de cem membros da Guarda Nacional entre oficiais, muito poucos oficiais realmente, que atravessaram a fronteira com expectativas; ofereceram-lhes até 20 mil dólares; para nós, estes nunca foram soldados, um soldado nunca poderá ser um mercenário, um soldado atende a código de princípios, de atuação ética no exercício de sua profissão", disse Padrino López em entrevista à jornalista da Telesur, Madelein Garcia.

O general Padrino López, acrescentou que a ausência de jovens que cruzaram a fronteira sob falsas promessas não representa um vazio nas fileiras do corpo militar.

"Esses que se passaram para o outro lado com uma promessa de 20 mil dólares são jovens enganados", disse.

Padrino López afirmou também que ser soldado não consiste apenas em vestir um uniforme, "soldado é aquele que tem códigos internos, princípios, valores, patriotismo e vontade de defender a Venezuela, amor pela Pátria".

Apesar dessas deserções, o ministro da defesa enfatizou que nas Forças Armadas venezuelanas há "coesão e patriotismo" e qu enos quartéis se percebe "o sentimento patriótico e nacionalista dos oficiais".