HOME > Mundo

Ministro das Relações Exteriores da China visitará África em primeira viagem ao exterior em 2025

A China destaca o fortalecimento de relações e o desenvolvimento de uma comunidade de destino partilhado com a África, no quadro da cooperação Sul-Sul

Wang Yi (Foto: Andy Wong/Pool via Reuters)

Prensa Latina - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, visitará Namíbia, Congo, Chade e Nigéria de 5 a 11 de janeiro, confirmou nesta sexta-feira (3) o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo a porta-voz Mao Ning, pela 35ª vez consecutiva um chefe da diplomacia do gigante asiático escolhe a África como primeiro destino no exterior no início de um novo ano.

A China destacou recentemente o fortalecimento das suas relações e o desenvolvimento de uma comunidade de destino partilhado com aquele continente durante 2024, no quadro da cooperação Sul-Sul.

Olhando para 2025, Mao expressou o firme compromisso de Pequim em implementar os resultados do Fórum de Cooperação China-África (Focac), realizado em setembro passado em Pequim, e em reforçar a cooperação entre ambas as regiões.

O gigante asiático se concentrará em aproximar as políticas e estratégias de desenvolvimento de ambos os lados, promovendo uma cooperação ainda mais benéfica em diversas áreas, incluindo o intercâmbio cultural e o apoio contínuo em questões de interesse comum.

A porta-voz enfatizou que este esforço contribuirá para manter os interesses comuns do Sul Global e promover a paz e o desenvolvimento globais.

Artigos Relacionados