Missão da ONU chega a Nagorno-Karabakh
A Armênia pediu à Corte Mundial que ordene ao Azerbaijão a retirada de todas as suas tropas de instalações civis
Reuters – Uma missão das Nações Unidas chegou a Nagorno-Karabakh no domingo, conforme relatado pela mídia do Azerbaijão, enquanto uma grande saída de armênios étnicos da região começava a se encerrar após uma ofensiva militar do Azerbaijão no mês passado.
A missão, liderada por um alto funcionário de ajuda da ONU, é o primeiro acesso do organismo global à região em cerca de 30 anos.
A Armênia pediu à Corte Mundial que ordene ao Azerbaijão a retirada de todas as suas tropas de instalações civis em Nagorno-Karabakh e conceda acesso às Nações Unidas.
A Corte Mundial, formalmente conhecida como Tribunal Internacional de Justiça, em fevereiro ordenou ao Azerbaijão que garantisse a livre circulação por uma área conhecida como o corredor de Lachin que conduz à região e dela.
O processo de realocação das pessoas que desejam sair de Nagorno-Karabakh para a vizinha Armênia está chegando ao fim, informou o governo armênio, citado pela agência de notícias RIA da Rússia no domingo.
Anteriormente no domingo, a Organização Mundial da Saúde informou que mais de 100.000 armênios étnicos de Nagorno-Karabakh fizeram a jornada em menos de uma semana.
"Ativamos nossos sistemas de emergência e enviaremos especialistas ao país em várias disciplinas, incluindo saúde mental, gestão de queimaduras, serviços de saúde essenciais e coordenação de emergência após uma avaliação completa das necessidades", disse o Dr. Hans Henri P Kluge, diretor regional do Escritório Regional da OMS para a Europa, em um comunicado.
"Os desafios são verdadeiramente enormes, e estamos lá para fazer tudo o que pudermos."
A partida de famílias armênias famintas e exaustas esta semana foi marcada por uma explosão em um depósito de combustível que matou pelo menos 170 pessoas.
