Missão Luna-25 da Rússia inicia com sucesso trajetória de voo para a Lua
Luna-25 faz parte do programa lunar russo para a exploração e uso prático da Lua e sua órbita para estabelecer uma base totalmente automatizada no único satélite natural da Terra
VOSTOCHNY COSMODROME, 11 de agosto (Sputnik) - O módulo de pouso automático Luna-25 da Rússia separou-se do estágio superior Fregat e foi colocado na trajetória de voo para o único satélite natural da Terra, disse a corporação espacial russa Roscosmos nesta sexta-feira (11)."A estação automática está na trajetória para a Lua e se separou do estágio superior Fregat", disse a Roscosmos em um comunicado.
O módulo está programado para entrar na órbita lunar a uma altitude de 100 quilômetros (62 milhas) em 16 de agosto e fazer um pouso suave no Polo Sul da Lua, na área ao norte da cratera Boguslawsky em 21 de agosto, informou a corporação espacial.
Um foguete Soyuz 2.1b transportando a primeira missão lunar da Rússia em 47 anos, o Luna-25, decolou do Cosmódromo Vostochny, no Extremo Oriente da Rússia, na manhã desta sexta-feira.
Após o pouso, a missão irá coletar amostras do solo lunar e examiná-las quanto à presença de gelo. Luna-25 faz parte do programa lunar russo para a exploração e uso prático da Lua e sua órbita para estabelecer uma base lunar totalmente automatizada.
