HOME > Mundo

Morre Hans Modrow, o último premiê da antiga Alemanha comunista

Modrow ajudou a abrir a Alemanha Oriental para o Ocidente quando se tornou primeiro-ministro de um governo de transição liderado pelos comunistas

FILE PHOTO: Hans Modrow, former prime minister of East Germany, poses on the red carpet during the fourth Semperopernball in the eastern German town of Dresden, January 16, 2009. REUTERS/Tobias Schwarz/File Photo (Foto: Tobias Schwarz)

Reuters - Hans Modrow, que como o último primeiro-ministro comunista da Alemanha Oriental supervisionou as reformas que abriram caminho para a reunificação alemã, morreu aos 95 anos, informou o partido de esquerda Die Linke neste sábado (11).

"Na noite passada, Hans Modrow nos deixou aos 95 anos. Com isso, nosso partido perde uma personalidade importante", disse o partido, sucessor do Partido Comunista da Alemanha Oriental, em um comunicado. 

Modrow ajudou a abrir a Alemanha Oriental para o Ocidente quando se tornou primeiro-ministro de um governo de transição liderado pelos comunistas em 13 de novembro de 1989, quatro dias após a abertura do Muro de Berlim que dividiu Berlim Oriental e Ocidental por 28 anos.