TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Na Disney, Obama promete visto 40% mais rápido

    Mudanas no processo de concesses tm prazo at dezembro para acontecer; entrevistas sero abolidas em diferentes casos; juras do presidente tiveram mickey - e o mundo - por testemunhas; prioridades so China e Brasil; ufa!

    Na Disney, Obama promete visto 40% mais rápido (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – Num aguardado discurso que teve como pano de fundo o ponto turístico mais famoso do mundo – a Disney de Mickey, Pato Donald e, especialmente, no caso, Tio Patinhas --, o presidente Barack Obama prometeu economia de 40% no tempo para a obtenção de visto de entrada nos Estados Unidos, garantindo que irá multiplicar o número de consulados americanos pelo mundo para dar mais atenção aos turistas. Seus alvos preferenciais foram Brasil e China, que hoje já remetem grandes contingentes de visitantes aos EUA, mas cujo potencial sempre foi brecado pelas dificuldades e morosidade do processo de licença de entrada. Um turista brasileiro padrão, em São Paulo e no Rio de Janeiro, pode esperar até seis meses por um visto – ou, como não é excepcional, ter seu pedido negado.

    Até dezembro, Obama promete mudar isso. Ele tem uma eleição no meio do caminho, mas isso é outra história. As facilitações ordenadas pelo presidente tem claro objetivo econômico, admitido em todas as letras por ele.

    AGÊNCIA ESTADO - O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira uma ordem executiva com o objetivo de fortalecer o turismo no país. Obama fez um discurso na Disney, na Flórida, para tratar do tema. Um dos alvos das mudanças introduzidas por Obama é o turista do Brasil.

    O documento firmado por Obama prevê que o governo simplifique e acelere o processo de visto para os turistas, além de expandir um programa que permite agilizar a liberação de viajantes pré-aprovados e que

    representam baixo risco para a segurança norte-americana. O presidente toma a medida como parte de uma campanha mais ampla, para mostrar que faz todo o possível para estimular a economia.

    "Todo ano, dezenas de milhões de turistas de todo mundo vêm e visitam a América. E quanto mais gente visitar a América, mais americanos voltarão ao trabalho", afirmou o presidente em um comunicado.

    Segundo a ABC News, um dos passos que Obama tomará para facilitar o processo é a nomeação de mais 100 cônsules, em países como China e Brasil. A reportagem da rede dos EUA sobre o tema lembra que, no Brasil, milhares de garotas que completam 15 anos querem comemorar com uma grande viagem. "Executivos da Disney World dizem que, por causa dos atrasos nos vistos, os EUA perderam milhares" dessas jovens. De acordo com a rede, Obama anunciará que pretende reduzir o tempo para a retirada de vistos em 40%, e que muitas garotas não precisarão mais passar por entrevistas para ganhar o visto.

    A escolha de Obama pela Flórida parece ser notoriamente política já que o Estado deve ser um importante campo de batalha para a disputa presidencial ainda este ano. Em alguns dias, o oposicionista Partido Republicano realiza sua primária nesse Estado. A Casa Branca, porém, negou essa intenção política, notando que a região é uma das principais zonas turísticas do país.

    A Casa Branca afirmou que pretende estimular o turismo nos EUA, tendo como alvo a crescente classe média em países como China, Índia e Brasil. A Casa Branca diz que turistas chineses e brasileiros têm gastado entre US$ 5 mil e US$ 6 mil em cada viagem aos EUA. O turismo representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano e garante 7,5 milhões de empregos. Segundo a Casa Branca, projeções mostram que mais de 1 milhão de empregos podem ser criados nos próximos 10 anos, caso os norte-americanos ampliem sua participação no setor de turismo global.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: